Anadia/AL

27 de abril de 2024

Anadia/AL, 27 de abril de 2024

Comitiva com Zelensky e premiê da Grécia é surpreendida por ataque em Odessa

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de março de 2024

vv2

Bsb revista

“Minha presença aqui reflete o respeito de todo o mundo livre por seu povo e sublinha o compromisso da Grécia de permanecer ao seu lado”, disse Mitsotakis a Zelenskiy em sua primeira visita ao país desde a invasão russa em fevereiro de 2022.

Zelenskiy e Mitsotakis visitaram um edifício residencial – o local do ataque de drones russos no sábado que matou 12 pessoas, incluindo cinco crianças.

Mitsotakis disse que durante sua visita sirenes soaram e eles ouviram uma grande explosão enquanto se dirigiram para seus carros.

“Acredito que este é para nós o lembrete mais vívido de que há uma verdadeira guerra travada aqui”, disse Mitsotakis, instando outros líderes europeus a visitar a Ucrânia para ter uma noção em primeira mão do impacto da guerra sobre os civis.

“Você vê com quem estamos lidando, eles não se importam onde bater. Sei que houve vítimas hoje, ainda não sei todos os detalhes, mas sei que houve mortos, houve feridos”, disse Zelenskiy.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um post sobre X, disse que condenou fortemente “o vil ataque a Odessa” durante a visita dos líderes.

Não houve uma resposta imediata da Rússia.

A infraestrutura portuária do Mar Negro da Ucrânia tem sido alvo de ataques russos, que aumentaram desde meados de julho, quando Moscou saiu de um acordo negociado pela ONU que permitiu a passagem segura dos embarques de grãos ucranianos.

Desde então, a Ucrânia lançou seu próprio “corredor humanitário” para os navios tentarem contornar um bloqueio russo de facto às exportações marítimas de Kiev através do Mar Negro.

A Grécia, um membro da OTAN e um aliado tradicional da Ucrânia para se juntar à aliança militar e à União Europeia, ofereceu ajuda militar ao país.

“Discutimos que outros meios podemos usar para expandir o espaço de segurança no Mar Negro. Como podemos adicionar proteção ao nosso povo – tanto militar quanto civil. Precisamos de mais defesa aérea”, disse Zelenskiy.

Mitsotakis disse que a Grécia participará de uma conferência de paz de alto nível na Ucrânia na Suíça.

*Redação com CNN Brasil

Galeria de Imagens