Anadia/AL

27 de abril de 2024

Anadia/AL, 27 de abril de 2024

Curioso e inusitado: árvore nasce em cima de poste de cimento no litoral de SP

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 21 de março de 2024

vv2

Foto: Arquivo Pessoal/ Luis Moraes

Por: Vanessa Ortiz

Um poste de energia localizado em Itanhaém, no litoral de São Paulo, foi assunto na última semana. Isso porque uma árvore cresceu no topo do equipamento de luz, e chama a atenção de moradores que passam pelo local. O Terra conversou com o biólogo e pesquisador Fábio Lopes, que explicou como isso pode acontecer.

O poste de cimento fica entre a Rua Avanhandava e a Avenida Suarão, no bairro Suarão. Nas redes sociais, há relatos de moradores e fotos do equipamento desta forma desde, pelo menos, 2021. A pequena árvore permaneceu assim até a última semana.

Mas, o fato que não quer calar é: como ela foi crescer ali, em um poste de cimento? O biólogo Lopes afirma nunca ter visto algo parecido, e que provavelmente, a planta chegou ali através do vento. “As sementes vieram através do vento, acidentalmente, ela se apoiou ali e se adaptou”, supõe.

Segundo ele, essa é uma planta epífitas. “Elas geralmente não são parasitas, no caso, não tem o que parasitar ali, pois é um poste. Então, as raízes dela não estão sugando nenhum tipo de nutriente, de nada. Essas plantas têm a possibilidade de fixar as raízes superficialmente, num substrato qualquer, geralmente uma outra planta”, explica. Com isso, a matéria orgânica que voa com o vento para cima do poste, como cascas de árvores ou folhas, se transforma em uma relação com fungos.

“Eles transformam essa matéria orgânica em açúcar, por exemplo, em glicose, e aí vai se alimentando e alimentando o vegetal [a árvore que está ali]”, afirma o pesquisador. Ele também levanta  a hipótese de ter uma cavidade na parte de cima do poste, com algum substrato, como terra e folhas, o que ajudou a planta a permanecer ali em cima.

Já Elektro Neoenergia informou que, juntamente com a Defesa Civil de Itanhaém, a situação foi regularizada e a árvore foi retirada do local.

*Redação com Terra

Galeria de Imagens