Anadia/AL

15 de abril de 2024

Anadia/AL, 15 de abril de 2024

Hotel é autuado por cometer furto de energia pela sexta vez, em Piranhas

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 30 de março de 2024

vv2

Divulgação Equatorial Alagoas

Um hotel de Piranhas, município do Sertão alagoano, foi autuado por furto de energia pela sexta vez. A operação de combate ao furto de energia realizada pela Polícia Militar, em parceria com a Equatorial Alagoas, flagrou mais uma irregularidade do estabelecimento de hospedagem, e desta vez, mais de 850 mil kWh de energia foram desviados, o suficiente para atender 16.646 residências durante um mês inteiro.

Segundo informações repassadas pela equipe técnica da empresa, o local já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em fevereiro de 2015, maio e novembro de 2022 e em abril e dezembro de 2023. Na última quinta-feira, as equipes realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado que a unidade consumidora estava praticando a fraude novamente.

Após verificação, os técnicos da empresa realizaram os procedimentos de regularização da energia do local e foi aberto um boletim de ocorrências contra o responsável pelo estabelecimento.

A prática do furto de energia gera diversos impactos negativos tanto para a população quanto para o sistema elétrico de distribuição de energia. Ao realizar uma ligação irregular, o infrator coloca em risco a segurança dele e dos moradores da localidade, além de comprometer também a qualidade do fornecimento de energia, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região.

Penalidades e onde denunciar

A Equatorial Alagoas orienta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.

As denúncias de fraudes, ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site www.equatorialenergia.com.br de forma anônima.

*Redação com TNH1

Galeria de Imagens