Anadia/AL

12 de janeiro de 2025

Anadia/AL, 12 de janeiro de 2025

Frente fria traz chuva ao Sul e Sudeste deve ter mudança de tempo no fim de semana

Boa parte do Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, deve ter até 50 milímetros de chuva nesta quinta e ventos intensos, de até 60 km/h.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 12 de setembro de 2024

BR 3

Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do RJ

Uma nova frente fria, que chegou na última quarta-feira (11) ao Sul do país, eve trazer chuva e amenizar as temperaturas na região. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a possibilidade de temporais no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina entre quinta (12) e sexta (13).

Boa parte do Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, deve ter até 50 milímetros de chuva nesta quinta e ventos intensos, de até 60 km/h.

Previsão do tempo

Boa parte do Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, deve ter até 50 milímetros de chuva nesta quinta e ventos intensos, de até 60 km/h

Frente Fria

O avanço da nova frente fria, no entanto, não será forte o suficiente para quebrar totalmente o bloqueio atmosférico responsável pelas altas temperaturas registradas em todo o país. O fenômeno, porém, deve acabar com a onda de calor no Sul, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul.

A chegada da frente fria ao Sudeste e ao Centro-Oeste só deve acontecer no fim de semana.

Os estados que mais devem sentir a queda nas temperaturas são Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O sistema deve amenizar o calor extremo no Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Goiás, os termômetros devem registrar redução nas máximas no final de semana. A trégua, no entanto, só deve durar três dias.

A chegada da frente fria ao Sudeste e ao Centro-Oeste só deve acontecer no fim de semana. (Foto: Alex Rocha/ Prefeitura de Porto Alegre)

Umidade

Apesar da aproximação da frente fria, praticamente todo o país ainda deve ter baixos índices de umidade. A região central do Brasil é a que segue com a situação mais crítica.

Não há expectativa para que a chuva volte a ficar regular no país a curto prazo. As chuvas devem se concentrar em pontos isolados da costa leste do Nordeste, no sul do Nordeste, partes do litoral do Sudeste e extremo Norte.

Previsão do tempo para esta quinta:

Sul

A frente fria continua se deslocando sobre o estado do Rio Grande do Sul, provocando chuvas em todo o território. As pancadas podem ocorrer com forte intensidade e há risco de temporais.

As demais áreas do estado, assim como Santa Catarina e Paraná, apresentam predomínio de sol. As temperaturas permanecem elevadas, segundo os meteorologistas do Canal Rural.

Sudeste

No Sudeste, o dia será de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar, sobretudo durante a tarde. O sol aparece entre poucas nuvens, mas o céu pode ficar encoberto pela fumaça das queimadas, principalmente em São Paulo.

O risco de incêndios permanece elevado, principalmente no interior da região. No extremo nordeste de Minas Gerais, pode chover de forma fraca e isolada.

Centro-Oeste

O sol predomina, mas, em alguns momentos, o céu pode ficar encoberto pela grande quantidade de fumaça das queimadas. As temperaturas continuam elevadas nos três estados da região. Em algumas cidades de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, os termômetros ultrapassam os 40 °C.

Nordeste

O tempo firme predomina, com sol e baixa umidade do ar. Na costa leste, podem ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas. As temperaturas se mantêm elevadas, especialmente no interior nordestino. No litoral do Maranhão, há possibilidade de chuva isolada no período da tarde.

Norte

Pancadas de chuva devem ocorrer no oeste, noroeste e norte do Amazonas, assim como no oeste de Roraima. No Amapá e litoral do Pará, as pancadas de chuva são mais isoladas. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre poucas nuvens.

Redação com ICL

Galeria de Imagens