Edição: Ana Lúcia Caldas / Rafael Gasparotto / Marizete Cardoso
Desfile em Brasília
O presidente Lula chegou à área de desfile em carro aberto acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.
Lula foi recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio e os chefes da Marinha, Aeronáutica e Exército. Em seguida foi executado o hino nacional.
Dentro do rito, o comandante Militar do Planalto, general Ricardo Carmona, pediu ao presidente autorização para o início do desfile cívico-militar de 7 de setembro.
Até agora, desfilaram atletas olímpicos, alunos de colégios militares e estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Entre os temas das homenagens, os trabalhadores rurais, os pioneiros de Brasília e a fauna e a flora. Desfilaram também orquestras de estudantes, trazendo no repertório a nossa MPB.
A banda sinfônica Neojibá, formada por 50 jovens músicos de Salvador, na Bahia, está agora em destaque.
Como antecipei, um bandeirão do Brasil e outra com a frase Brasil Soberano tiveram lugar de destaque agora há pouco nesse desfile do 7 de setembro
O desfile conta também com símbolos ligados à saída do Brasil do Mapa da Fome e à mobilização do global pelo clima, em referência à COP30.
Desfile no Rio de Janeiro
Começou há pouco no Rio de Janeiro o desfile da Independência na Avenida Presidente Vargas, na região central da capital.
As atividades tiveram início com a revista da tropa e o acendimento da pira com o Fogo Simbólico da Pátria, seguido do canto do Hino da Independência e Salva de Gala.
Participam do desfile cerca de cinco mil integrantes entre militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, das Polícias Militar e Civil do Estado do Rio, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Administração Penitenciária, da Guarda Municipal, além de escolas públicas, privadas e entidades civis.
Além disso haverá a apresentação de 250 veículos, entre blindados, viaturas e motocicletas, cavalaria e aeronaves que vão sobrevoar a região central da cidade. As atividades devem ser encerradas às 11h30.
Em outro ponto do centro do Rio, manifestantes de movimentos sociais, comunidades e grupos populares se concentram na trigésima primeira edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que traz como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia” e para o ato “Quem manda no Brasil é o povo Brasileiro”
Redação com Radioagência
✨ Mantenha-se Informado(a) !
✨ Acesse O Portal !
✨ ABN | Alagoas Brasil Notícias !
✨ Curta & Compartilhe 👁️🗨️