Para combater esse problema é importante adotar uma dieta equilibrada e rica em alimentos e bebidas que auxiliam na eliminação do excesso de líquido. Pensando nisso, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, separou uma lista com tudo que pode te ajudar a vencer a retenção de líquido!
1. Água – A ingestão de água favorece que o corpo se regule melhor em relação aos líquidos corporais, ajudando na eliminação do excesso acumulado e na prevenção da retenção.
2. Chá verde – Por conter cafeína e compostos antioxidantes, o chá verde apresenta uma ótima ação diurética, favorecendo a prevenção e a eliminação da retenção de líquido.
3. Água de coco – Ajuda na hidratação, tanto pelo seu teor de água quanto de minerais, como o potássio e o magnésio, que atuam no equilíbrio eletrolítico do nosso corpo e ajudam na eliminação da retenção de líquido.
4. Abacaxi – É uma fruta com propriedade diurética, favorecendo o aumento da diurese (produção de urina) e atuando diretamente no combate à retenção de líquido.
5. Melancia – A melancia é uma fruta com propriedade diurética que ajuda na hidratação. “Devido ao seu teor de água, a melancia contribui para o aumento da diurese (produção de urina), atuando diretamente no combate à retenção de líquido”, afirma a nutricionista.
6. Melão – Assim como a melancia, é uma fruta com propriedade diurética que ajuda na hidratação, devido ao seu teor de água, o que favorece o aumento da diurese (produção de urina) e atua diretamente na prevenção da retenção de líquido.
7. Pepino – Possui uma grande quantidade de água e minerais relacionados ao equilíbrio dos eletrólitos no nosso corpo, favorecendo a diurese e evitando a retenção de líquido.
8. Aveia – A aveia ajuda na função intestinal, que está diretamente relacionada com a piora da retenção de líquido.
9. Iogurte natural – Assim como a aveia, ajuda na função intestinal. O iogurte natural atua na melhora da composição da flora intestinal, contribuindo para o funcionamento saudável desse órgão.
10. Café – A cafeína tem propriedade diurética e, se ingerida de forma moderada, pode ajudar a reduzir a retenção de líquido.
Pratique atividades físicas – Manter-se em movimento ajuda muito a reduzir a formação de edema (inchaço), além de ajudar a eliminá-lo. “Fazer atividades físicas regularmente e mudar de posição ao longo do dia, evitando ficar muito tempo em pé ou sentado, são boas estratégias para quem tem tendência à retenção de líquido”, finaliza Renata Guirau.
*Redação com TNH1
🇧🇷 Compartilhe Nossas Notícias ✨