O comandante do Exército, general Tomás Paiva, garantiu nesta sexta-feira (19) o “compromisso” da Força com a defesa da democracia. Durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Exército, realizada em Brasília e prestigiada pelo presidente Lula (PT), o general destacou a importância da proteção dos valores fundamentais da democracia. “No dia de hoje, ao completar 376 anos de glórias, a Força Terrestre reafirma o eterno compromisso com a Nação brasileira em defesa da Pátria e dos mais caros ideais democráticos, mesmo com o sacrifício da própria vida”, afirmou Paiva, segundo o g1, enfatizando a essência da instituição militar. “Integramos uma Instituição de Estado, alicerçada na hierarquia e na disciplina, que se mantém coesa pelo culto a valores imutáveis”.
O evento ocorre em um contexto em que tanto militares da reserva quanto da ativa estão sob investigação e enfrentam processos relacionados aos eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Desde que assumiu o comando do Exército no ano anterior, o general Paiva tem adotado uma postura voltada para o respeito aos resultados eleitorais e o afastamento das fileiras militares da esfera política, marcando uma divergência clara em relação ao período do governo Jair Bolsonaro (PL).
Além de reforçar o compromisso democrático, o general Paiva destacou a importância da previsibilidade orçamentária para fortalecer os projetos da base industrial de Defesa do país. Segundo ele, esse fortalecimento é essencial para “aumentar a capacidade de dissuasão em um mundo multipolar, no qual os conflitos bélicos são uma realidade”.
*Redação com Brasil 247