Por Regina Carvalho e Arnaldo Ferreira
Os discursos do senador Renan Calheiros (MDB) e do ministro dos Transportes, Renan Filho, priorizaram as realizações executadas pelo presidente Lula e pelo governador Paulo Dantas (MDB), que trouxeram mais investimentos para Alagoas, especialmente no combate à pobreza. Eles estiveram presentes nesta quinta-feira (9), na solenidade de assinatura da ordem de serviço do trecho V do Canal do Sertão, no município de São José da Tapera.
O senador Renan Calheiros destacou que o momento celebra a demonstração de que a união e a parceria venceram. “Alagoas fez ajuste fiscal, elevou sua participação em investimentos e se transformou no estado que mais investiu com recursos próprios no Brasil. Alagoas é, pelo quarto ano seguido, o estado que mais cresce no Nordeste. Crescemos 6,5%. Alagoas foi o que mais reduziu a pobreza”, disse.
Em seu discurso, Calheiros acrescentou que a volta de Lula à Presidência da República representa esperança para os mais pobres e que os investimentos vão continuar para que, dessa forma, a vida dos alagoanos seja ainda melhor. “Os investimentos são fruto da garra do povo de Alagoas”, completou ele.
O trecho V, que vai se estender do Km 123,4 ao Km 150, abastecerá famílias dos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores
O ministro dos Transportes, Renan Filho, lembrou as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e o empenho das autoridades – destacando o presidente Lula – pela reação ao sofrimento do povo.
“Fui governador de Alagoas por dois mandatos, com muito orgulho, e eleito para o Senado Federal. Mas, depois que passou a eleição, recebi ligação do presidente [Lula] para ser ministro dos Transportes e represento esse povo alagoano no ministério do governo Lula. Paulo Dantas faz um excelente trabalho e colocou Alagoas como estado que mais investe com recursos próprios”, enfatizou Renan Filho.
O ministro se dirigiu a Paulo Dantas e disse que agora é possível ter apoio integrado para a retomada das obras do Canal do Sertão. “No ministério, teremos uma nova ponte sobre o Rio São Francisco. Também teremos a duplicação da rodovia federal no Pilar e construção do Hospital Metropolitano do Agreste, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, comemorou.
Renan Filho citou ainda jogadores alagoanos que se destacam e os relacionou com a política. “Aqui temos o Cleiton Xavier, que saiu de Tapera, e a jogadora Marta, que é aqui do lado, em Dois Riachos, que poderiam ter o privilégio de jogar com Pelé. E eu tenho, no mundo na política, o privilégio de estar com o Pelé da política, que é o presidente Lula”, finalizou Renan Filho.
Redação com Gazeta Web