Por Ronaldo Carlos
O dia 17 de maio de 2024 houve a posse simbólica do Patrimônio Imobiliário da Sobra pela Academia Anadiense de Letras e Artes à AALA. O que isso significa? Significa que foi dado o primeiro passo para que seja construído no local a sede da AALA.
Isso é importante porque houve, não é todo no passado, toda uma atividade cultural desenvolvida pela SOBRA que tem uma história muito interessante. A história da SOBRA obra vem em contrapartida à história da Arca, que era uma Associação frequentada pela, ”elite” da sociedade anadiense, que não permitia que trabalhadores comuns acessassem esse local.
Esses trabalhadores comuns se reuniram e criaram a SOBRA, que era um ambiente muito mais popular.
Então, na SOBRA não havia restrição de acesso para absolutamente ninguém, todos eram bem-vindos e aí se começou a fazer determinadas atividades.
Fotos e Vídeos: Crysthyan Carlos
Como esse local estava abandonado há vários anos, a academia acabou demonstrando o interesse de que esse local fosse novamente aproveitado e que fosse aproveitado por uma entidade cultural também, esse é o link histórico que há entre uma associação. Uma SOBRA e outra associação, a Academia Anadiense, porque a Academia Anadiense, quando todos os demais passos foram dados, e quais são esses passos que precisam ser dados ainda, é preciso regularizar a situação do imóvel.
Para que isso aconteça, é preciso que haja o registro da titularidade desse imóvel em nome de alguém, e esse alguém, de acordo com uma audiência pública que foi realizada na Câmara de Vereadores de Anadia no dia 10 de maio de 2024, ficou estabelecido ali que o caminho mais fácil para regularizar o imóvel é a Academia tomar posse e solicitar o usucapião para que haja o registro futuro.
Desse patrimônio da sobra para a academia. Feito isso, é preciso, Fúlvio, ontem, com essa tomada de posse simbólica, com a participação de membros da academia, os membros que estiveram presentes foram o presidente, o Ronaldo Carlos, o secretário, Sabino Fidelis, e também a Sebastiana e a Adriana, que são acadêmicas, que também se fizeram presentes.
Além do secretário Vitor Rocha, do secretário de Cultura de Anadia, e do prefeito de Anadia, o Celino Rocha. Então essas presenças foram extremamente importantes, porque é a garantia, digamos assim, para o futuro, de que essas autoridades.
Com a participação de membros da Academia, os membros que estiveram presentes foi o Presidente, o Ronaldo Carlos, o Secretário Sabino Fidelis, e também a Sebastiana e a Adriana, que são do Prefeito Rocha, do Secretário de Cultura de Anadia, e do Prefeito de Anadia, o Celino Rocha.
Então essas presenças foram extremamente importantes porque é a garantia, digamos assim, para o futuro, de que essas autoridades que representam poderes constituídos do município aceitaram essa decisão que foi celebrada na audiência pública.
ABN – Alagoas Brasil Notícias