Por Ryan Charles/Ascom Secult
Com o objetivo de fomentar o trabalho de bibliotecas públicas, comunitárias e instituições culturais, o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, em parceria com o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), realizou, na última semana, uma reunião com gestores dessas instituições. O encontro teve como finalidade orientar sobre o 12º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas 2024.
O concurso é realizado anualmente por meio de editais que selecionam projetos de diversos países com o objetivo de fortalecer bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à leitura e à informação. Os prêmios oferecidos variam entre 10 mil e 20 mil dólares.
Na reunião, que contou com a presença da representante do programa no Brasil, Hanna Gleydz, foram esclarecidas dúvidas sobre o processo de inscrição e os tipos de projetos que podem participar da seleção. Na ocasião, também foi apresentada uma oferta de assessoria especializada, gratuita e ilimitada, para os proponentes que enfrentarem dificuldades durante as inscrições.
“O Iberbiblioteca visa promover o crescimento desses equipamentos nas comunidades, fornecendo incentivo aos gestores. As premiações visam ampliar essas ações e inspirar mais bibliotecas a expandir seus projetos”, comentou Hanna Gleydz.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, Mira Dantas, conduziu a reunião e destacou a importância da participação dos profissionais em iniciativas como essa. “O Sistema tem acompanhado de perto o desenvolvimento dos equipamentos e reconhece o empenho de cada um para mantê-los em atividade. Esta parceria com o Iberbibliotecas é mais uma forma de reconhecer o trabalho, realizado com tanto empenho, em um programa de renome internacional”, disse Mira.
As inscrições para o edital de ajuda estão abertas e vão até o dia 30 de junho, através do site iberbibliotecas.org/. Para aqueles interessados em obter mais informações sobre a iniciativa ou a assessoria especializada, basta enviar um e-mail para mesaconcurso@cerlalc ou entrar em contato pelo WhatsApp (21) 9 7240-1925.
Redação com Agência Alagoas