Por Roberto Emerich / De Brasília
O governador Paulo Dantas destacou, na terça-feira (18), em Brasília, após reuniões ministeriais, a disposição do governo federal em resolver o impasse na renovação da cessão de uso do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções), localizado no bairro do Jaraguá, para o Governo de Alagoas. Paulo Dantas ressaltou que o espaço é vital para o fomento cultural e turístico estadual.
“O Centro de Convenções é um equipamento importantíssimo para o desenvolvimento alagoano. A nossa capital precisa desse instrumento para podermos atrair eventos e criar condições para que o turismo de negócios chegue ao nosso Estado. Para isso, viemos a Brasília nos reunir com a ministra (da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) Esther Dweck. Entregamos um estudo muito bem elaborado por especialistas. Ela se colocou à disposição e disse que, em conjunto, iremos encontrar uma solução para o impasse. Isso me deixou extremamente feliz. Estou motivadíssimo em realizar quanto antes essa concessão. Quem ganha com isso é o turismo e, sobretudo, o povo alagoano”, celebrou.
Para a secretária especial de Gestão e Patrimônio da Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão), Karine Silva, as reuniões se mostraram positivas. Ela adiantou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Secretária de Patrimônio da União apresentarão solução definitiva para o impasse.
“O governo federal afirmou que buscará formas de fazer a cessão de Centro de Convenções para Alagoas e garantir o espaço público por mais 20 anos para o estado de Alagoas. Esse é o caminho. O diálogo. De forma técnica, temos que nos preparar com notas técnicas bastante explícitas e explicativas em relação aos benefícios do local para o turismo e gerenciamento da cultura no estado de Alagoas. Temos um momento muito propositivo com a gestão federal. Esse encontro é reflexo desse momento”, disse.
O espaço
Conhecido popularmente como Centro de Convenções de Maceió, o espaço tem capacidade de acomodar até 3.535 visitantes. O local foi construído para atender diversas necessidades, como feiras, congressos, exposições e apresentações artísticas e culturais. O Centro conta com cinco salas temáticas, um auditório, quatro salas e um teatro com capacidade para cerca de 1.500 pessoas.
Foto: Adalberto Marques/ Assessoria do Ministério da Gestão e Inovação
Redação com Agência Alagoas