Por Fernanda Medeiros
Em partida válida pela 15ª rodada da Série B, neste sábado (13), o CRB começou perdendo, mas conseguiu vencer o Coritiba, de virada, por 2 a 1, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
O gol do Coxa foi de Anselmo Ramon, contra, no 1º tempo. O Galo empatou com Saimon, e virou com o próprio Anselmo Ramon, ambos no 2º tempo. Mesmo com este resultado, o Galo segue na 17ª colocação, mas agora com 16 pontos. Enquanto o Coxa é o 10º lugar, com 20 pontos.
Nessa partida, o técnico Daniel Paulista, do CRB, completou 100 jogos à frente da equipe profissional do Galo. E recebeu uma camisa do presidente regatiano, Mário Marroquim, com o número 100 às costas.
1º Tempo
O CRB começou assustando logo no 1º minuto de bola rolando. Anselmo Ramon serviu a Léo Pereira, que girou dentro da área e finalizou de direita. Pedro Morisca desviou de leve e a bola bateu na trave do Coritiba, animando a torcida do Galo no Rei Pelé.
Aos 7min, de novo o CRB chegou. Kleiton ganhou a jogada de Robson, girou e invadiu a área antes de finalizar, mas viu a bola ir na rede pelo lado de fora. O duelo chegava aos 10 minutos e o Coxa não conseguia manter a posse de bola no campo de ataque.
Porém, passando dos 10min, o panorama mudou e a marcação do Coritiba começou a funcionar, com o CRB tendo menos espaços para trabalhar a bola. Aos 13min, o Coritiba tentou, com Morelli, que finalizou de fora da área, mas a pelota foi nas mãos do goleiro Matheus Albino.
A partida passava dos 15 minutos e era equilibrada, com poucas chances para as duas equipes. Aos 18′, em tentativa do Coxa, Frizzo recebeu a bola pelo lado direito e finalizou com força, de esquerda. A bola foi rasteira no canto esquerdo, mas o goleiro Matheus Albino espalmou.
O Coritiba tentava e, aos 20 minutos, quase abriu o placar, quando Frizzo ficou com a bola dentro da área, após receber de Robson e chutou de canhota. Matheus Albino desviou de leve e teve a ajuda da trave para evitar o gol do Coxa.
Aos 25min, Léo Pereira finalizou de perna esquerda, na entrada da área do Coritiba, mas viu a bola sair à direita do gol, sem perigo algum e apenas em tiro de meta. Aos 33min, quem chegou foi o Coxa. Natanael finalizou com força, mas parou na defesa do goleiro regatiano.
O Coritiba não desistia e foi para a pressão na busca do primeiro gol. E conseguiu, aos 34min. Ronier cobrou o escanteio curto para Natanael, que levantou na primeira trave. Morelli subiu para disputar contra Anselmo Ramon, que desviou de cabeça, mandando contra e encobrindo Matheus Albino: 1 a 0.
O duelo chegava aos 40min e o CRB tinha pressa, pois tentava o gol da igualdade. Aos 41′, Gegê cobrou o escanteio para o Galo, o zagueiro Fábio Alemão ganhou da zaga do Coxa e cabeceou, mas a bola foi por cima do gol. O árbitro deu 3 minutos de acréscimos e, aos 48min, a etapa inicial foi encerrada.
No intervalo do jogo, uma grande confusão aconteceu nas grandes arquibancadas, com muitos torcedores correndo e até passando mal. Tudo porque um torcedor que estava com a camisa de uma torcida organizada do CRB, o que é proibido, disse que ia trocar de camisa. O policiamento, então, entrou e acionou o spray de pimenta.
2º Tempo
Na volta para o segundo tempo, a confusão nas arquibancadas foi sanada. Em campo, quem começou botando pressão foi o Coritiba. Aos 3min, Sebastián Gómez invadiu a área do Galo e, de frente para o gol, bateu rasteiro, obrigando o goleiro Matheus Albino a fazer uma grande defesa.
Na primeira chance construída pelo CRB, no segundo tempo, veio o gol de empate. Aos 8min, Gegê cobrou o escanteio pelo lado direito, Falcão desviou de cabeça na primeira trave e o Saimon, sem marcação no meio da pequena área, desviou com a coxa, mandando para o fundo da rede: 1 a 1.
Passando dos 10 minutos, a pressão era do CRB. Gegê ficou com a bola dentro da área, após bate e rebate, e finalizou, mas a redonda subiu um pouco e foi por cima do gol do Coritiba. E o Galo perdeu o gol da virada. Aos 16min, o coxa teve um jogador expulso: Matheus Frizzo, que recebeu o cartão vermelho.
O jogo passava dos 20 minutos e o técnico Daniel Paulista tinha feito as primeiras substituições na equipe regatiana. E o Coxa, com um jogador a menos em campo, ficou mais postado no campo de defesa. Quanto ao CRB, com o duelo chegando aos 25min, não conseguia encontrar espaços para pressionar o Coritiba.
Aos 29 minutos, em tentativa regatiana, Anselmo Ramon chutou cruzado, mas Labandeira não conseguiu dominar e a bola acabou nas mãos do goleiro Pedro Morisco. E, aos 30′, mais mudanças no time do Galo foram feitas pelo treinador.
Quem saiu também no CRB foi Léo Pereira, que deixou o campo de jogo, mas após sentir uma lesão, aos 32min. Robson conseguiu uma jogada individual no ataque do Coritiba, mas Fábio Alemão chegou na bola e afastou o perigo, aos 38 minutos.
Mas, aos 40min, veio o gol do CRB, da virada. E foi de Anselmo Ramon! Jorge, com muita liberdade, cruzou de esquerda, a bola encontrou a cabeça do camisa 9, que só fez desviar e colocar no canto esquerdo do goleiro: 2 a 1.
O árbitro decretou seis minutos de acréscimos e, aos 51 minutos, a jogo foi finalizado.
Ficha Técnica
CRB – Matheus Albino; Matheus Ribeiro, Saimon, Fábio Alemão e Ryan (Jorge); Falcão (Caio César), João Pedro (João Neto) e Gegê; Léo Pereira (Mike), Kleiton (Labandeira) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.
Coritiba – Pedro Morisco; Natanael, Marcelo Benevenuto, Bruno Melo e Morelli; Sebastian Gómez (Andrey), Matheus Frizzo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Lucas Ronier, Vini Paulista (Matheus Bianqui) e Robson (Figueiredo). Técnico: Fábio Matias.
Árbitro – Dyorgines José Padovani de Andrade (CBF/ES).
Assistentes – Guthieri Javarini Rodrigues (CBF/ES) e Arthur Pancieri Pires (CBF/ES).
Quarto árbitro – Jonata de Souza Gouveia (CBF/AL).
VAR – Rodrigo Carvalhaes de Miranda (CBF/RJ).
Assistência do VAR – Eder Alexandre (CBF/SC).
Redação com Gazeta Web