A Polícia Civil de Alagoas recebeu uma denúncia de abandono de filhotes de gatos, nesta segunda-feira (22). Fotos enviadas à Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal, coordenada pelo delegado Robervaldo Davino, mostravam um homem abandonando vários gatinhos em uma caixa em uma praça localizada em frente ao Conjunto Jardim Vaticano, no bairro de Mangabeiras, em Maceió.
Segundo a PCAL, a denúncia também incluía imagens do suspeito e do veículo utilizado. Em posse das informações, a equipe policial identificou o proprietário do veículo e acionou a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).
“Os agentes se deslocaram até a praça, resgataram os animais e seguiram até a residência do suspeito, no bairro do Feitosa. O homem confessou o abandono dos animais, sendo conduzido à Central de Flagrantes, onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante. Ele permanece preso, aguardando audiência de custódia. Os gatinhos resgatados foram encaminhados a um abrigo”, informou a PCAL.
O delegado Robervaldo Davino destacou a importância de denunciar e combater crimes contra animais, reforçando que abandonar, negligenciar ou maltratar animais é crime. “Cuidem bem dos animais e, se não puderem, busquem locais seguros para adoção”, alertou.
Ainda segundo o delegado, a advogada Walma Gonçalves, integrante da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL, comentou sobre a situação na praça, conhecida como “Praça dos Gatos”, local frequente de abandono de felinos.
De acordo com ela, os voluntários castram, alimentam e procuram adoção para os gatos abandonados, mas a advogada ressaltou a necessidade de uma ação mais efetiva por parte do município para resolver o problema.
*Com Ascom PC
*Redação com Cada Minuto