Início » Papel das Ouvidorias na transformação social é tema de debate no CNOMP
Papel das Ouvidorias na transformação social é tema de debate no CNOMP
Evento foi realizado em Maceió, nesta sexta-feira (26) | 17:52 hs
ABN - Alagoas Brasil Noticias
Em 26 de julho de 2024
MPAL
Por: Priscilla Nascimento
Nesta sexta-feira (26), o papel das Ouvidorias na transformação social foi tema do segundo dia da 71ª Reunião do Conselho Nacional das Ouvidorias do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), que foi realizada em Maceió.
A promotora Marluce destacou a importância da Ouvidoria como direito essencial das vítimas, além de ressaltar o suporte necessário para um atendimento humanizado.
“Nós fizemos uma contextualização sobre a atuação da Ouvidoria com uma matéria muito importante, que é o direito das vítimas. No Brasil, temos um movimento capitaneado pelo Conselho Nacional do MP, em que estamos reunidos em rede para um atendimento humanizado, para que a vítima venha a conhecer seus direitos. Nesse contexto, a Ouvidoria tem um papel essencial”, disse ela.
O segundo dia de evento contou ainda com uma palestra sobre o projeto “Diálogos com a Sociedade”, iniciativa desenvolvida pelo MPAL e que tem como objetivo apresentar à população o trabalho desenvolvido pela instituição, com foco no papel da Ouvidoria e da Corregedoria-Geral.
“É preciso que as pessoas saibam o que é o Ministério Público. Então, começamos esse trabalho de conscientização e está dando certo. A partir desses encontros, temos percebido que as pessoas começaram a procurar mais a Ouvidoria na busca por soluções aos seus problemas”, falou o corregedor-geral do MPAL, Maurício Pitta.
A proposta de aproximar o Ministério Público da população foi reforçada pelo Ouvidor do MPAL, Eduardo Tavares. Ele acredita ser necessário que promotores e procuradores de Justiça estejam mais presentes nos espaços públicos para dialogar com a população e, assim, conscientizá-la sobre o papel da instituição na defesa da cidadania.
O encerramento do evento contou também com a participação do procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo.