Depois do sucesso da primeira edição, a Feira de Intercâmbio Cultural Sul Alagoano (Feicusal) agora faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Penedo, e se prepara para sua segunda edição. Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, a cidade histórica será palco de uma celebração do artesanato alagoano, reunindo artesãos, artistas e visitantes em uma programação diversificada que destaca a rica cultura e tradição da região. Com atividades que incluem feira de artesanato, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais, o evento promete fortalecer ainda mais o intercâmbio cultural e a valorização do patrimônio local.
O evento é uma realização da Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (Artpen) e da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte), com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult).
Para o presidente da ArtPen e da Falarte, Sergio Nascimento, a feira irá resgatar memórias afetivas de uma cultura pujante e atuante que reverbera em todo Estado de Alagoas. “Essas ações fomentam e fortalecem a premissa de intercâmbio cultural do evento. O diálogo entre representantes legais do poder executivo Federal e fazedores de cultura de Alagoas e de alguns estados é de relevada importância, pois consolida e reforça a possibilidade de parcerias futuras e duradouras, apoios e alianças que irão fortalecer cada vez mais a cultura artesanal nordestina de uma forma mais ampla e inclusiva, respeitando suas características e identidades locais”, reforça o presidente.
As atividades acontecerão em uma megaestrutura montada no estacionamento da Prainha Fluvial de Penedo, à beira do Rio São Francisco. A organização do evento solicitou, em prol do Programa Estadual Alagoas Sem Fome, que a população doe 1kg de alimento, mas a entrada e as atividades do evento são totalmente gratuitas.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância do evento para a valorização da cultura local. “A Feicusal é uma vitrine para o nosso artesanato e um espaço de encontro e troca entre culturas. É uma oportunidade para celebrarmos a riqueza cultural do nosso estado e fortalecer laços entre artesãos, artistas e a comunidade. O apoio do Governo de Alagoas, do governador Paulo Dantas, reforça nosso compromisso com a preservação e a promoção da cultura alagoana, reconhecendo o papel que ela desempenha no desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Mellina Freitas.
Confira a programação completa:
09 DE AGOSTO
10h às 22h – Feira de Artesanato
10h – Apresentação Cultural: Grupo 01: Quinteto de Metais Ventos de Penedo/AL
Grupo 02: Toré – Pankararu Xucurí de Penedo/AL
10h às 12h – Oficina de escultura em Epóxi e Oficina em Pirografia
11h às 12h – Roda de Conversa: Artesanato em Evidência com Sebastião Soares, Paulão, Hugo Leahi, Mestre Nivaldo Jorge, SEBRAE, Regina Oliveira, Pedro Verdinho e Teresa Machado
14h – Apresentação Cultural – Guerreiro Treme Terra – Mestra Chica de Penedo/AL
14h40 – Apresentação Cultural – Luiz Monteiro e Rota do Imperador
14h às 16h – Oficina de Crochê e Oficina de Reciclagem
15h às 16h – Roda de Conversa: Penedo, a cidade da gente! com Cristina Sanchez, Martha Martyres e Josué Marques
16h – Apresentação Cultural: Coco de Roda Choro de Bela – Mestre Laércio de Pão de Açúcar/AL
17h – Abertura Oficial
17h30 – Apresentação Cultural – Nação Cangaço de Arapiraca
Redação com 7 Segundos