Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3) mostra que a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação entre 35% dos brasileiros e considerada regular para 30% dos entrevistados após um ano e sete meses ao assumir a presidência pela terceira vez. Entre os dias 29 e 31 de julho, o Datafolha entrevistou 2.040 pessoas com 16 anos ou mais em 146 municípios. A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O governo Lula mostra estabilidade nas avaliações em comparação ao período anterior, de acordo com o mesmo instituto de pesquisa. Em junho, o presidente registrou 36% de avaliações de ótimo e bom, 31% consideraram o governo ruim ou péssimo, e outros 31% o classificaram como regular.
Apesar da recente alta do dólar, a inflação ainda não afetou diretamente a economia, permitindo uma certa estabilidade nas percepções econômicas. Entre os entrevistados, 41% esperam melhorias econômicas após a alta do dólar, enquanto 58% demonstram uma visão otimista sobre seu futuro pessoal financeiro. O governo atual tem promovido avanços significativos em várias áreas, o que tem gerado uma percepção pública positiva.
Entre as principais ações estão a expansão de programas sociais, investimentos em infraestrutura e políticas voltadas para a melhoria da educação e da saúde. A pesquisa também mostra uma divisão nas opiniões conforme a demografia, com Lula recebendo maior apoio entre os nordestinos, pessoas de 45 a 59 anos e os mais pobres.
Como esperado, os números de rejeição ao petista são mais altos entre grupos favoráveis ao bolsonarismo. A rejeição atinge 47% na classe média brasileira que ganha entre 5 e 10 salários mínimos, 46% entre aqueles que recebem 10 salários mínimos, 43% entre pessoas com diploma superior, 41% entre evangélicos mais alinhados ao bolsonarismo, 40% no Centro-Oeste e 39% no Sudeste.
Avaliação governo Lula
- Ótimo ou Bom: 35%
- Ruim ou Péssimo: 33%
- Regular: 30%
- Não sabem: 3%
Situação econômica do país nos últimos meses
- Melhorou: 26%
- Piorou: 42%
- Ficou como estava: 29%
- Não sabem: 2%
Situação econômica pessoal dos entrevistados
- Melhorou: 29%
- Piorou: 24%
- Ficou como estava: 46%
- Não sabem: 1%
Expectativas sobre situação econômica do Brasil
- Vai melhorar: 41%
- Vai piorar: 28%
- Vai ficar como estava: 25%
- Não sabem: 6%
Impacto da posse de Lula na vida dos entrevistados
- Melhorou: 26%
- Piorou: 23%
- Permaneceu igual: 51%
- Não sabem: 1%
Se a própria situação econômica vai melhorar
- Vai melhorar: 58%
- Vai piorar: 11%
- Vai ficar como estava: 29%
- Não sabem: 2%
Fonte: Revista Forum