No clássico carioca da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco foi letal e derrotou o Fluminense por 2 a 0, na noite deste sábado. No duelo, disputado no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Cruzmaltino esteve menos no campo do adversário, mas quando foi, se mostrou eficiente e construiu a sua vitória com gols de Vegetti e Victor Luís.
As equipes chegaram para o clássico com cenários opostos no Brasileirão. O Fluminense, que vinha reagindo para sair do Z4, quebrou a sequência de cinco jogos sem perder (quatro vitórias e um empate), enquanto o Vasco, que não vencia há três partidas (um empate e duas derrotas), voltou a somar três pontos.
O resultado levou os vascaínos para a décima colocação, agora com 27 somados. Assim, começam a sonhar com uma vaga nas próximas competições sul-americanas. Pior para o Fluminense, que estacionou nos 20 pontos e perdeu a oportunidade de deixar o Z4.
O Fluminense volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado, às 21h(de Brasília), quando recebe o Corinthians no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). No domingo, às 16h(de Brasília), o Vasco, que folga no meio de semana, encara o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC). Na terça-feira, às 19h(de Brasília), o Fluminense tem compromisso com o Grêmio pela rodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O confronto será no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
O jogo
A partida começou bem equilibrada, sem um domínio de nenhuma das partes. O primeiro chute a gol foi do Fluminense, aos cinco minutos, quando Alexander pegou rebote na entrada da área e chutou para forçar a primeira defesa de Léo Jardim. Três minutos depois o Vasco respondeu com um chute de fora da área de David, mas a bola desviou na zaga e encobriu o travessão.
O Vasco tinha mais posse de bola, enquanto que o Fluminense buscava mais a velocidade dos contra-ataques, jogando pelos lados do campo. Em um deles, aos 20 minutos, Keno tabelou com Ganso e quae marcou, chutando de bico para fora.
Quem abriu o marcador foi o Vasco. Aos 22 minutos, Payet cobrou falta da direita e, após confusão na área, Vegetti chutou para o fundo da rede. O jogo ficou parado cerca de cinco minutos e o árbitro Anderson Daronco foi ao VAR para validar o gol. O árbitro considerou normal dois toques de mão no lance, um de Léo e outro de Vegetti. O lance deixou os jogadores tricolores revoltados.
O gol deixou o Fluminense nervoso e errando muito na saída de bola. Em compensação, tranquilizou o Vasco, que passou a jogar com mais facilidade pelos lados do campo. Entretanto com dificuldade de acertar sempre o último passe. Esse cenário fez o primeiro tempo terminar sem grandes novidades.
Na volta para o segundo tempo se viu o Fluminense alugando o campo de defesa do Vasco em busca do gol de empate, que quase saiu aos três minutos, quando Samuel Xavier recebeu pela direita e chutou para fora. Três minutos depois foi a vez de Arias mandar a bola sobre o gol.
O Vasco, por sua vez, apostava nos contra-ataques e quase ampliou aos oito minutos. Payet lançou David e Fábio, quando estava quase sendo driblado, se recuperou e evitou o final feliz para o atacante vascaíno.
Aos 19 minutos o Fluminense não conseguiu evitar o segundo gol vascaíno. Paulo Henrique antecipou a uma saída de bola errada do Fluminense, avançou pela direita e cruzou, Vegetti escorou e Fábio operou um milagre. Mas o goleiro deu rebote e Victor Luís completou para o fundo do gol.
O Fluminense então se lançou ao ataque, mas era pouco eficiente nas finalizações. Um exemplo foi aos 34 minutos, quando Esquerdinha cruzou e Lima mandou a bola sobre o gol, mesmo estando na entrada da pequena área. Já aos 39, John Kennedy chutou de fora da área e Léo Jardim agarrou com facilidade.
Nos minutos finais o Vasco tratou de tocar a bola ao som de “olé” de seus torcedores. Era o cenário de que nada mudaria no Estádio Nilton Santos e que o Cruzmaltino seria o ganhador da noite no futebol carioca.
O Fluminense volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no sábado, às 21h(de Brasília), quando recebe o Corinthians no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). No domingo, às 16h(de Brasília), o Vasco, que folga no meio de semana, encara o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC). Na terça-feira, às 19h(de Brasília), o Fluminense tem compromisso com o Grêmio pela rodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O confronto será no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ 2 X 0 FLUMINENSE-RJ
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de agosto de 2024 (Sábado)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanslau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Público: 20.003 presentes
Cartões amarelos: Victor Luís, Vegetti e Rayan (Vasco) e Paulo Henrique Ganso, Alexander, Mano Menezes e Jhon Arias (Fluminense)
Gols:
VASCO: Vegetti aos 22 minutos do 1º Tempo, e Victor Luís aos 19 minutos do 2º Tempo
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon (João Victor), Léo e Victor Luís (Leandrinho); Hugo Moura (Souza), Mateus Carvalho e Payet (Rayan); David, Vegetti (Emerson Rodríguez) e Adson
Técnico: Rafael Paiva
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Santos, Ignacio e Diogo Barbosa (Esquerdinha); André, Alexsander (Renato Augusto), Paulo Henrique Ganso (Lima) e Jhon Arias; Keno (Isaac) e Kauã Elias (John Kennedy)
Técnico: Mano Menezes
Gazeta Esortiva