Foi realizado, neste domingo (18), no ginásio do Colégio Rommel Vieira, no Benedito Bentes, em Maceió, o 1º Campeonato Nordeste de Kung Fu Wushu Fei Hok Phai. O evento reuniu quase 100 praticantes da arte marcial, vindos da capital, do interior e de estados como Pernambuco e Ceará.
A competição foi promovida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), vinculada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, em parceria com a Associação Alagoana de Kung Fu Wushu.
Enio Afonso, professor de Kung Fu, falou da importância do evento, destacando o trabalho desenvolvido pela ADRA e o impacto do esporte. Veja a entrevista:
“Ensinamos luta, arte marcial e valores, princípios para a vida das crianças. A ADRA, como ONG, não só busca a arte marcial, mas também melhora a qualidade de vida, disciplinando”, afirmou.
Jurandir Pereira de Albuquerque, presidente da Associação Alagoana de Kung Fu Wushu, afirmou que 9 academias participaram do evento e que a competição conta pontos para o ranking nacional. Veja a entrevista:
—————–
“Conta, mas é uma competição da Confederação Nordeste, não apenas alagoana. A cada ano, é realizada uma competição neste nível.”
Wushu é o termo que define a arte marcial de origem chinesa, abrangendo uma diversificada gama de métodos marciais.
O wushu se popularizou no Ocidente como kung fu e pode ser classificado em métodos de combate e taolu (formas). Os métodos de combate envolvem técnicas variadas, como socos, chutes, quedas, projeções, torções e luta corpo a corpo, além do treinamento com sequências contínuas de golpes para o desenvolvimento de habilidades técnicas, tanto com as mãos quanto com armas tradicionais chinesas, como bastão, espada e lança.
O professor de Kung Fu Wushu, Jadson Lira, explicou com mais detalhes o significado de ‘Wushu’ e revelou os critérios levados em consideração para avaliar os competidores. Veja a entrevista:
———————
O Tai Chi Chuan, uma categoria conhecida de Kung Fu, avalia aspectos como controle corporal, flexibilidade e biomecânica das técnicas de ataque e defesa. A categoria Shuai Jiao é caracterizada por técnicas de queda e possui subcategorias para juvenis e adultos, tanto masculinos quanto femininos.
Tai Chi Chuan avalia aspectos como controle corporal, flexibilidade, entre outros. Foto: Rogério Costa
Gazeta web