Por Luana Viana
O bilionário da tecnologia Mike Lynch é um dos quatro britânicos desaparecidos no naufrágio de um iate com 22 pessoas na costa da Sicília durante uma tempestade violenta. Mike Lynch, de 59 anos, ficou conhecido por ser o fundador da Autonomy Corporation.
O empresário é um dos quatro britânicos desaparecidos. A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada. Além dele, ainda não foram localizados dois americanos e um canadense.
Lynch foi cofundador da Autonomy, empresa de software que se tornou uma das maiores estrelas do cenário tecnológico do Reino Unido nos anos 90. Em 2006, ele foi premiado com uma Ordem do Império Britânico (OBE) por serviços prestados a empresas. Em 2011, foi indicado para o conselho de ciência e tecnologia do então primeiro-ministro, David Cameron. Ele foi eleito membro da Royal Academy of Engineering em 2008 e da Royal Society em 2014.
Mike Lynch, em junho deste ano, foi inocentado de todas as 15 acusações de fraude nos EUA que enfrentou na compra da Autonomy pela Hewlett-Packard por US$ 11,1 bilhões em 2011.
Após sua absolvição, ele disse: “Estou ansioso para retornar ao Reino Unido e voltar para o que mais amo: apreciar minha família e inovar em minha área”.
No naufrágio, 15 pessoas foram resgatadas por barcos de patrulha da guarda costeira e bombeiros; entre os resgatados, havia uma criança de 1 ano.
Um corpo foi encontrado perto dos destroços, segundo Luca Cari, porta-voz do serviço de resgate de incêndio italiano.
“Estamos em contato com as autoridades locais após um incidente na Sicília e estamos prontos para fornecer apoio consular aos cidadãos britânicos afetados”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.
A guarda costeira italiana disse, em um comunicado, que “nesta manhã, por volta das 5h, após uma violenta tempestade, um iate de 56 metros chamado Bayesian, com bandeira britânica, afundou perto de Porticello”.
O barco saiu do porto de Milazzo no dia 14 de agosto e foi rastreado pela última vez a leste de Palermo na noite de domingo, com status de ancorado, segundo o aplicativo de rastreamento Vesselfinder.
Redação com Metrópoles