A campanha do candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, divulgou um vídeo ensinando os seus apoiadores a impulsionarem conteúdos favoráveis ao ex-coach nas redes sociais,informa o Metrópoles. O impulsionamento desse tipo de conteúdo pela população é proibido pela legislação eleitoral.
O vídeo em questão foi publicado no site oficial da campanha de Marçal e faz parte de um passo a passo criado para alavancar a candidatura após a decisão da Justiça Eleitoral que suspendeu as contas dele nas redes sociais. O guia cita “sete forma de ajudar o ex-coach”, e o sexto item, “Alcance mais pessoas”, convida o apoiador a assistir um vídeo para aprender uma “estratégia” que levaria a “mensagem do Marçal para muito mais pessoas”.
Com um celular logado na conta de Pablo Marçal, o chefe de Marketing do Grupo Marçal, Diego Neves, comanda a gravação e ensina os espectadores a patrocinarem publicações a favor do candidato. “Tem um jeito para você alcançar mais pessoas de uma forma específica através do tráfego pago. É bem intuitivo, bem simples para você fazer essa configuração”, explica Neves no vídeo.
Segundo as regras eleitorais, os responsáveis pelo impulsionamento podem ser multados de R$5 mil a R$30 mil, ou pagar o dobro do valor que foi investido, caso a verba supere o limite máximo da multa. Caso seja comprovado que os candidatos sabiam do impulsionamento, eles também podem ser multados.
Brasil 247