Pepe recebeu as honras pela bela carreira construída defendendo a camisa de Portugal. O ex-zagueiro, que anunciou sua aposentadoria do futebol em agosto, disputou 141 jogos e conquistou dois títulos com a camisa da seleção foi homenageado com um mosaico 3d feito pelos portugueses antes da partida contra a Croácia na Liga das Nações.
O defensor nascido no estado de Alagoas iniciou sua carreira como profissional em terras portuguesas e se naturalizou em 2007. No mesmo ano, fez sua estreia na seleção de Portugal e começou a construir sua história como ídolo do país.
No Futebol Português, vestiu as camisas de Marítimo e Porto, mas foi na Espanha que teve maior sucesso, defendendo o Real Madrid. Nove anos depois de disputar a primeira partida com a seleção portuguesa, Pepe aumentou ainda mais sua idolatria diante da torcida ao participar conquista mais importante da história da nação.
Ao lado de Cristiano Ronaldo, foi um dos líderes do grupo na conquista da Eurocopa de 2016. Além de levar a Euro, fez parte do grupo que venceu a Liga das Nações em 2019. Sua última partida com a camisa de Portugal aconteceu em julho deste ano.
A eliminação do país nas quartas de final da Euro foi a despedida do zagueiro da seleção. Após o fim da partida, Pepe se emocionou em campo ao lado de Cristiano Ronaldo e em uma entrevista para a imprensa portuguesa. Defendendo o país, Pepe marcou oito gols, um número expressivo para defensores.
GE-AL