Empossados no mês passado, os juízes substitutos do Judiciário de Alagoas dialogaram, nesta terça (10), com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho. O encontro faz parte das atividades do Curso de Formação promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal).
Os magistrados Alberto Jorge Correia, coordenador geral da Esmal, André Parízio, coordenador de Cursos para Magistrados da Esmal, e os auxiliares da Presidência do TJAL, Ygor Figueirêdo, João Paulo Martins e Antônio Rafael Casado também participaram do encontro e compartilharam experiências da carreira em Alagoas.
O presidente Fernando Tourinho explicou que, além da alta qualidade técnica, espera-se que os novos magistrados atuem com sensibilidade, tenham atenção aos impactos e consequências de suas decisões na vida dos jurisdicionados.
“Nós estamos com grande expectativa de ter esses magistrados no nosso dia a dia, trabalhando e melhorando os serviços que estamos prestando a toda a sociedade alagoana. Eles estão com muita disposição, isso é muito importante, estão ávidos, querendo realmente ir para as comarcas para começarem a desenvolver o trabalho”, disse Fernando Tourinho.
Os novos magistrados já conheceram o Ministério Público de Alagoas, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados, Seccional Alagoas (OAB/AL) e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL).
O coordenador geral da Esmal, juiz Alberto Jorge Correia, comentou a importância dos juízes conhecerem as instituições que atuarão em conjunto no sistema de Justiça e esclareceu que a grande preocupação da formação é com as atividades práticas.
“Mesmo em matérias como ética, por exemplo, a grande questão é o casuísmo. É fazer ver quais são os problemas que eventualmente eles vão enfrentar. E prepará-los para a realidade do estado de Alagoas. Essa é uma das principais preocupações com o curso, que tem uma dimensão muito mais prática do que propriamente teórica”, informou.
O juiz substituto Kaio Queiroz agradeceu o acolhimento de todos os integrantes do Judiciário, dos professores que estão ministrando as aulas e avaliou como positiva a parte prática da capacitação.
“Eles de fato estão nos preparando para assumir as comarcas. A partir do dia 17 de setembro já sairão as nossas designações, será parte do Curso de Formação e isso é muito importante para já entregar essa prestação jurisdicional, esse serviço público, à população alagoana enquanto estamos fazendo o curso”, comentou.