Um grupo de motoqueiros realiza um protesto, na manhã desta sexta-feira (13), na frente da sede do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), no Tabuleiro dos Martins, na parte alta de Maceió.

O ato ocorre, apenas algumas horas depois, de uma mulher ser atingida por uma viatura do DMTT e cair de moto em um trecho da BR-104, nas proximidades da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A vítima foi socorrida e levada para uma unidade de saúde. O caso ocorreu na noite desta quinta-feira (12).

Os motociclistas se organizaram por meio das redes sociais, onde promoviam um “buzinaço” para chamar atenção das autoridades sobre o ocorrido. Em um grupo de WhatsApp, foi compartilhada a seguinte mensagem de convocação:

“Concentração às 9h da manhã na Tupan da Fernandes Lima. Saindo às 9h30 para a frente do DMTT. Nossa classe é forte, vamos mostrar que eles não podem fazer o que querem. Várias autoridades de vários países estão na cidade. Essa é a hora perfeita para um protesto”

Em vídeos cedidos ao Cada Minuto, é possível ver que as motocicletas foram posicionadas para travar o fluxo e entulhos foram queimados. O trânsito da Avenida Durval de Góes Monteiro segue parado e não há previsão para término.

Em nota, o DMTT confirmou que a viatura atingiu a motoqueira e disse que os agentes realizavam a escolta da Ministra da Juventude e Modernização de Portugal para o G20. Ainda segundo o órgão, o veículo em questão teve que seguir o comboio e outra equipe foi acionada para se dirigir ao local.

Confira a nota na íntegra: 

O DMTT informa que o acidente ocorrido na noite desta quinta-feira (12), na altura do Km 94, próximo à UFAL, envolveu uma motocicleta e uma viatura do DMTT que realizava a escolta da Ministra da Juventude e Modernização de Portugal para o G20.

A escolta é intransponível e a colisão veio a acontecer devido à motocicleta desrespeitar a distância e tentar acessar o espaço da célula da escolta — definido como o espaço entre o primeiro e o último veículo do comboio. Por questão de segurança da autoridade escoltada, a equipe do DMTT teve que seguir na escolta e uma outra viatura foi acionada para se dirigir ao local.

A manobra em zigue-zague é definida em manual policial como necessária para a segurança do dignitário quando algum veículo tenta avançar para dentro do comboio.

Foi acionada uma outra equipe do DMTT para ir até o local de acidente, de onde foi constatado que a condutora da motocicleta teve ferimentos leves e levada por uma unidade da SAMU ao HGE.

O DMTT e a PRF estão desde a última terça-feira (11) divulgando nas redes sociais dicas e orientações à população a fim de manterem os cuidados no tráfego durante a passagem das escoltas do G20 em Maceió, inclusive com a orientação de não seguir os veículos batedores.

Redação com