Anadia/AL

13 de outubro de 2024

Anadia/AL, 13 de outubro de 2024

Polícia Militar inicia duas turmas do Curso de Metodologia do Treinamento Físico

Ao todo, 119 alunos, sendo 109 policiais militares e dez bombeiros militares, estão matriculados.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de setembro de 2024

p5

Igor Lessa/Ascom PM

Marília Morais / Ascom PM

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) iniciou na manhã desta sexta-feira (13) duas novas turmas do Curso de Metodologia do Treinamento Físico Policial Militar (CMTFPM). Ao todo, 119 alunos, sendo 109 policiais militares e dez bombeiros militares, estão matriculados e participaram da aula inaugural que foi realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com a abertura oficial das atividades das turmas A e B do curso.

A cerimônia foi presidida pela diretora de Comunicação da PM-AL, tenente-coronel Josiene Lima, que destacou a importância do investimento em ensino na corporação. “São mais de cem profissionais da segurança pública, que serão capacitados e aperfeiçoados em uma área tão importante para a qualidade de vida e bem-estar, que é o treinamento físico. Tenho certeza que, ao final, todos estarão aptos a contribuírem e difundirem os conhecimentos em suas instituições”, pontuou.

A subtenente da reserva, Elenice Simões, foi a veterana homenageada com o rito da continência militar. Ela integrou a primeira turma de praças femininas na Corporação e atuou durante a maior parte da carreira no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), contribuindo com a formação de inúmeras turmas dos cursos de formação de praças e de metodologia do treinamento físico das edições anteriores.

O palestrante da aula inaugural foi o capitão Johnatan Barbosa Farias, bacharel em Educação Física e pertencente ao Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) da PM-AL. Ele destacou as principais diretrizes que norteiam o CMTFPM e o que os alunos podem esperar do curso nos próximos meses.

Aluno da turma A e pertencente à coirmã do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, o sargento Marcos Paulo Gonçalves comentou sobre a expectativa para as instruções. “Essa é uma temática de grande relevância para as corporações militares e acredito que as aulas serão muito benéficas e proveitosas para todos os alunos. Estamos com grande expectativa por essa qualificação”, ressaltou.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo subdiretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, tenente-coronel Alexandre Braga; pelo chefe do DEFD, tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso; pelo comandante do CFAP, major Jefferson Canuto ,e o  subcomandante, major Edson Carlos, entre outros oficiais e praças da corporação.

O curso

Com duração de 22 semanas e 530 horas-aula, o curso visa especializar o efetivo, sendo direcionado para praças e funcionando no CFAP, atendendo a uma necessidade permanente de padronizar o conhecimento dos operadores de segurança pública no estado, especificamente em relação ao treinamento físico.

O objetivo é promover saúde física para atuação nas atividades diárias, além da melhoria na qualidade de vida dos profissionais como um todo. O curso foi estruturado para especializar o policial militar e o bombeiro militar, capacitando-os para atuarem como multiplicadores em suas instituições de origem.

A malha curricular é composta de disciplinas como: Ética, cidadania e direitos humanos, anatomia, cinesiologia, fisiologia do esforço, natação, metodologia e treinamento, entre outras.

Outra turma do curso, desta vez destinada a oficiais, encontra-se em andamento na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, com previsão de conclusão no mês de novembro, as instruções estão sendo ministradas para 43 oficiais da PM-AL e do CBM-AL.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens