Um ato em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) será realizado nesta quinta-feira (19), às 18h, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. Glauber enfrenta investigação de quebra de decoro parlamentar do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que pode levar à cassação de seu mandato.
O ato vai reunir parlamentares de vários partidos, como as deputados federais Luiza Erundina (PSOL/SP), Chico Alencar (PSOL/RJ), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Talíria Perrone (PSOL/RJ), personalidades da cultura como a ex-ministra Ana de Hollanda, a jornalista Hildegard Angel e cientista político e ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral.
Para a deputada Luiza Erundina, defender o mandato de Glauber Braga é “defender a democracia. É defender a participação popular na política. É defender a soberania do nosso povo”. Erundina falou sobre a campanha #GlauberFica em evento da candidatura de Guilherme Boulos com servidores públicos em São Paulo: “Eu peço a vocês que defendam não o Glauber, mas o mandato dele que é do povo que confiou nele.”
A campanha em defesa do mandato de Glauber Braga vem recebendo apoio de sindicalistas, movimentos sociais e artistas do campo progressista de todo o país. O Sindicato dos Moedeiros, representante dos trabalhadores da Casa da Moeda do Brasil, publicou nota de solidariedade. Os artistas Teresa Cristina Zélia Duncan, Leoni, Edgard Scandurra e o Locutor Milton Leite, entre outros, gravaram depoimentos em vídeo.
Entenda o que aconteceu com Glauber
Em abril de 2024, o deputado retirou à força um integrante do MBL, que ofendeu a mãe de Glauber, então hospitalizada e viria falecer no mês seguinte.
Em agosto, o episódio foi examinado pelo Conselho de Ética e recebeu parecer de admissibilidade do relator do caso, Paulo Magalhães (PSD-BA). Glauber reagiu, acusando o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), de perseguição e de estar articulando a cassação de seu mandato.
Na reunião do Conselho de Ética realizada semana passada, o inicio da investigação por quebra de decoro parlamentar foi aprovado por unanimidade.
O ato será na sede da ABI (rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro, Rio de Janeiro) a partir das 18h.
Redação com ICL Notícias