Anadia/AL

24 de novembro de 2024

Anadia/AL, 24 de novembro de 2024

TV Gazeta e Quaest divulgam hoje nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Maceió

Central Gazeta de Notícias terá um programa especial com transmissão multiplataforma, a partir das 20h, para repercutir o resultado.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de setembro de 2024

P 1

TV Gazeta e Quaest divulgam hoje nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Maceió. Foto: Reprodução

Por Thiago Gomes

A TV Gazeta divulga, na noite desta sexta-feira (20), a segunda pesquisa do Instituto Quaest de intenção de votos para a Prefeitura de Maceió. Os números serão apresentados durante a exibição do AL2 e mostrarão o cenário atual na disputa majoritária da capital nas primeiras duas semanas de campanha nas ruas e na internet.

A Central Gazeta de Notícias terá um programa especial com transmissão multiplataforma, a partir das 20h desta sexta, para repercutir o resultado da pesquisa com um analista político convidado. Você poderá acompanhar ao vivo pela TV Gazeta News (canal 525 Claro TV), pela Gazetaweb.

A consultoria contratada pela emissora vai ouvir 900 eleitores. O nível de confiança das estimativas é de 95%. Isso significa que, se o estudo fosse repetido 100 vezes, em 95% delas os resultados estariam dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE com o número AL-00784/2024.

Os eleitores estão sendo questionados sobre a intenção de votos para prefeito de Maceió, de maneira espontânea (sem a apresentação do nome dos candidatos e do partido deles) e estimulada (quando essas informações das candidaturas são conhecidas). Também será medido o conhecimento dos eleitores sobre os candidatos e a rejeição de cada um.

Além disso, a Quaest avalia o reflexo de eventuais apoios políticos de expressão nacional e local aos candidatos a prefeito da capital, a exemplo do presidente Lula (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Paulo Dantas (MDB). A avaliação do governo federal, do governo estadual e da atual gestão municipal também está sendo mensurada.

O interesse dos eleitores no pleito municipal deste ano consta no questionário. O instituto quer avaliar se a população se sente motivada a sair de casa, no dia 6 de outubro, para escolher o futuro prefeito e os vereadores, se tem certeza do voto e quais candidatos vão ganhar, na avaliação dos entrevistados.

Redação com Gazeta Web

Galeria de Imagens