A UNINASSAU Maceió, em parceria com o Procon Maceió, promoveu um mutirão de audiências de conciliação, na terça-feira (17). O evento, realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição de Ensino Superior (IES), teve como objetivo acelerar os procedimentos administrativos, conduzindo 22 audiências voltadas ao Direito do Consumidor.
Cecília Wanderley, diretora executiva do Procon Maceió, ressaltou que essa parceria fortalece o conhecimento acadêmico dos estudantes. “Nosso foco é ampliar o número de acordos, promovendo a conciliação, agilizando a resolução de conflitos e evitando encaminhar ao Judiciário questões resolvíveis na esfera administrativa”, destacou.
André Sérgio foi um dos consumidores presentes no mutirão em busca de seus direitos. Para ele, o NPJ ofereceu uma oportunidade de resolver seu conflito sem a necessidade de acionar a Justiça. “O papel do Procon e do Núcleo em dar esse primeiro passo é essencial. Além disso, os estudantes também ganham com essa experiência enquanto ajudam as pessoas na solução dos conflitos”.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades em conciliação, compreender as diferentes partes envolvidas e aprender todo o processo de mediação. “É gratificante ajudar a população a ter conhecimento sobre seus direitos. Passar as orientações e apresentar propostas adequadas é essencial. Para nós, discentes, essa prática enriquece nosso conhecimento e nos prepara melhor para o mercado de trabalho”, afirmou Dryanne Damásio, aluna do 8º período de Direito.
Redação com Tribuna Hoje