Anadia/AL

24 de novembro de 2024

Anadia/AL, 24 de novembro de 2024

Invasores destroem ponte e queimam mata contra ação da PF em terra indígena

Grupo criminoso cria gado dentro da TI Apyterewa, no Pará; mais de 500 animais foram resgatados pela polícia.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de setembro de 2024

whatsapp-image-2024-09-23-at-14-14-27-u7p2bicaab02

Gado apreendido pela PF dentro de área indígena Foto: Divulgação/Polícia Federal

Por Guilherme Mazieiro

A Polícia Federal investiga atuação de invasores que têm sabotado operações recentes da corporação para retirada de gado ilegal na Terra Indígena (TI) Apyterewa, no Pará. Segundo relatos da PF, duas operações nos últimos dias foram dificultadas com a danificação de pontes para impedir o acesso dos caminhões e incêndio dos pastos onde o gado aguardava a retirada. Além disso, há registro de furto de gado que já tinha sido apreendido. O caso está em investigação.

A operação na região tem apoio da  Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), ibama instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis (Ibama), Força Nacional, e da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará). Já foram realizadas três ações no local desde o início da desintrusão da TI Apyterewa, em outubro de 2023, duas delas na última semana. Na quinta, 19, foram retirados 158 bovinos e 25 equinos; e no domingo, 22, foram recolhidos mais 27 bois, 40 vacas, e 26 bezerros e 42 equídeos. Ao todo, a PF já resgatou cerca de 530 animais na TI.

Apreensão de gado que estava em terra indígena no Pará – Foto: Divulgação/Polícia Federal

Segundo relatos, neste domingo, os pranchões de uma ponte que dá acesso à TI foram serrados na noite anterior à retirada do gado. O acesso foi consertado pelos servidores. De acordo com a PF, as ações de sabotagem atrapalharam, mas não impediram o trabalho dos agentes.

A PF informou, em nota, que os animais retirados desta vez foram enviados para uma fazenda quarentenária. Após avaliação técnica da Adepará, o gado de corte será encaminhado para o frigorífico, parte do valor arrecadado com o abate será destinado ao custeio operacional e a carne remanescente será distribuída à comunidade indígena ou à Secretaria de Assistência Social do Estado do Pará.

De acordo com informações da corporação, as ações de desintrusão e proteção territorial da Terra Indígena Apyterewa o desmatamento ilegal caiu 97% no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado.

Servidores da força-tarefa consertaram ponte para passar com caminhões – Foto: Divulgação/Polícia Federal.

Redação com Terra

Galeria de Imagens