Por Paulo Batistella
A E-Space Africa, empresa franco-americana que oferece serviço de internet via satélite, recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no último dia 9 de setembro para atuar no Brasil.
Ela terá direito a operar um sistema composto por até 8.640 satélites pelo prazo de cinco anos. A empresa já conta com uma pessoa jurídica sediada no país para viabilizar a operação, em São Paulo.
Concorrente da Starlink
O serviço foi fundado por Greg Wyler, um norte-americano empreendedor do ramo de tecnologia. Ele já havia estado à frente da criação da O3B Networks e a OneWeb, empresas também atuantes no fornecimento de internet para áreas remotas.
A chegada da E-Space ao Brasil coincide com uma crise de insubordinação do empresário sul-africano Elon Musk, dono da Starlink, do mesmo ramo, a determinações do Judiciário brasileiro.
Musk é também acionista majoritário do X (ex-Twitter). Em razão do descumprimento de decisões judiciais pela plataforma, a Starlink tem sido acionada por responsabilidade solidária.
Redação com Brasil 247