Rafael Brito, candidato do MDB à Prefeitura de Maceió, afirmou que, se eleito, vai proporcionar passagem de ônibus de graça para a população. Ele disse também que é contra a privatização dos serviço de saúde e de educação.
“Trânsito a gente tem duas soluções, uma delas é o programa “Destrava Maceió”, que é uma séria de intervenções e de ligações de vias. Além do programa “Vou de Graça”, que vai dar ônibus de graça para todo mundo. Isso seria o equivalente a 2% do orçamento da Prefeitura. Isso já é aplicado em 116 cidades no Brasil”.
“Nesse sistema, a prefeitura passa a pagar as empresas de ônibus por quilometragem. Teria que ampliar a frota. A prefeitura para de pagar o passe estudantil, o passe livre e passaria a pagar as empresas de transporte por quilômetro rodado. Essa é uma ótica diferente. O sistema fica mais eficiente, mais barato e ele funciona. Como já está funcionando, como eu disse, nessas 116 cidades”.
Rafael Brito disse também durante a entrevista que é contra a privatização de serviços de saúde e educação.
“Sou totalmente contra. Hoje a gente tem privatização na saúde e isso dá errado e não funciona. A saúde tem que ser feita por servidores públicos efetivos. A educação está vivendo uma precarização”.
Nesta sexta-feira (25), Rafael Brito foi o 3º candidato entrevistado no AL1. Na terça (24), foi ouvida Lenilda Luna( Unidade Popular), enquanto que Lobão( Solidariedade) foi o entrevistado de quarta-feira (25).
O prefeito JHC (PL) cumpre agenda em São Paulo e não compareceu a entrevista de segunda (23). A candidata Nina Tenório (PCO), com entrevista marcada para o dia 26, também não compareceu.
As entrevistas tiveram duração de 15 minutos, com mais 1 minuto de considerações finais. As regras foram acordadas e assinadas pelos representantes dos candidatos em reunião na sede da TV Gazeta.
Saúde
“A saúde pública é um grande. As pessoas estão sofrendo em filas todos os dias. É desumano! No primeiro momento, pretendemos criar a estratégia do Programa de Saúde da Família e a construção de clínicas de especialidades para que o cidadão tenha acesso ao profissional que ele precisa”.
Investimento no jovem aprendiz
O candidato disse que, se eleito, vai ampliar o número de contratação de jovem aprendiz.
“A gente vai contratar 2.500 jovens aprendizes para trabalhar em todas as estruturas da prefeitura, dando aquela primeira chance para que o currículo profissional desse jovem esteja preenchido. Pretendemos também contratar 2.500 estagiários”.
Educação
“Se não for pelo caminho da valorização profissional e pelo caminho da ampliação da oferta de ensino em tempo integral, a educação não progride. “Primeiro, tem que melhorar o salário dos servidores da educação. A gente tem hoje o 19º pior salário de servidores de educação dentro de todas as capitais do Brasil”.
“Segundo, ampliar urgente as vagas em matrículas de tempo integral. A gente não vai conseguir transformar a educação da nossa Maceió enquanto a gente só tiver 6% de matrícula em tempo integral na rede municipal”.
Redação com G1