Com a demissão de Tite, Filipe Luís assumiu o comando do Flamengo e fez sua estreia em um duelo gigante de semifinal de Copa do Brasil contra o Corinthians. Apesar da pressão, o comandante foi ovacionado pelo público presente no Maracanã antes e depois da partida.
Em seu primeiro desafio na beira do gramado à frente de uma equipe profissional, o ex-jogador entregou tudo o que se esperava. Um treinador comprometido, que passava instruções o tempo inteiro, que chamava o capitão Gerson para conversar e que fez o time apresentar um bom futebol.
Na escalação do Flamengo, Filipe Luís teve seu nome entoado por tudo o que representa na história do clube. Mas o técnico foi ovacionado após a vitória por 1 a 0 por conta de seu trabalho no novo cargo e por ter feito o que os torcedores queriam ver: uma equipe ofensiva, que criou inúmeras chances, que pressionava alto, confiante e que não abria mão de arriscar.
Apesar de pregar a cautela com o início do trabalho, Marcos Braz elogiou o treinador e projetou um futuro de sucesso para Filipe Luís no Flamengo. Além disso, o dirigente celebrou a comunhão entre a torcida e o Rubro-Negro, que havia se perdido no fim da “Era Tite” por conta dos maus desempenhos e uma enorme pressão.
– Começou o trabalho com o pé direito, deu tudo certo, o Flamengo ganhou um jogo importante. A torcida veio junto. Isso ajuda. Tenho certeza que pelo que apresentou no Sub-17 e Sub-20, ele é um estudioso da profissão, ele vai ter muito êxito na carreira e no Flamengo também.
Pelo lado dos jogadores, Léo Ortiz fez questão de enaltecer o período que trabalhou com Tite, mas comentou sobre as novas ideias e metodologia de Filipe Luís. O zagueiro também detalhou um pouco dos bastidores após a vitória sobre o Corinthians e como tem sido o início de trabalho com o novo técnico.
– Agora é um novo trabalho. Pouco tempo de trabalho para absorver as ideias. Foram dois treinos, mas metade do grupo só treinou na terça-feira. Foi muito vídeo, imagem, o Filipe falando. Mas é um bom começo de trabalho, uma boa vitória. Ele disse que se sentiu orgulhoso por a gente conseguir colocar muitas coisas que ele tinha falado em campo. É trabalhar para o jogo com o Bahia. Depois tem a Data Fifa em que ele terá mais tempo para colocar as ideias. Trabalhar com ele tem sido diferente. É um cara que é ídolo do clube, referência como jogador e pessoa.
Com o apoio e respaldo interno, mas também com os elogios do elenco, Filipe Luís ganha força para fazer uma forte reta final em 2024. O ex-jogador assume o Flamengo com a missão de conquistar a Copa do Brasil e apresentar um bom desempenho no Brasileirão em busca de uma vaga direta na próxima edição da Libertadores, uma vez que o título do principal torneio nacional ficou distante.
Redação com Lance!