Everton Dimoni / Ascom Seprev
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) recebeu, nesta quinta-feira (3), o Selo Amigo da Socioeducação, uma honraria concedida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). O reconhecimento destaca a excelência do trabalho executado pela pasta no auxílio e na promoção das atividades socioeducativas, incentivando a consolidação do exercício da cidadania.
Na solenidade, a secretária Paloma Tojal, titular da Seprev, enfatizou o comprometimento da gestão estadual com a proteção integral dos adolescentes e jovens em conflito com a lei e o trabalho realizado pelas equipes da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese).
“O trabalho realizado pelo Governo do Estado no sistema socioeducativo é de grande relevância. Contamos com um ambiente de educação, de aprendizagem e profissionalização que tem transformado a vida dos adolescentes que, por algum motivo, conflitaram com a lei. Esse atendimento fez de Alagoas uma referência para outras unidades da federação, que enviam seus representantes para conhecer a estrutura e as metodologias utilizadas aqui”, afirmou a secretária.
Paloma Tojal ressaltou também a importância da cooperação entre os diferentes poderes e instituições para assegurar os direitos dos socioeducandos, promover a cidadania e construir uma sociedade mais justa e pacífica para todos.
“Aqui em Alagoas, construímos juntos as melhorias que queremos e precisamos. Isso mostra que todos estão preocupados com a estruturação de um sistema socioeducativo restaurador, e o Ministério Público de Alagoas tem sido um grande parceiro nessa construção”, completou a gestora.
A promotora de Justiça Marília Cerqueira, que atua na área da infância e da juventude, comentou a relevância do trabalho realizado pela Seprev. Ela ressaltou que a integração de esforços entre diferentes instituições é essencial para a eficácia das medidas socioeducativas e para a reinserção social dos adolescentes.
“O Selo Amigo da Socioeducação reconhece iniciativas que, além de cumprir as normas legais, inovam na criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para os jovens. O trabalho da Seprev tem sido fundamental para o sucesso do sistema socioeducativo alagoano, que continua a ser uma referência para todo o país”, disse a promotora.
SELO AMIGO DA SOCIOEDUCAÇÃO
O Selo Amigo da Socioeducação, segundo explica a promotora Marília Cerqueira, é um projeto estratégico, que visa conscientizar a sociedade sobre o que é, de fato, o sistema socioeducativo, desmistificando preconceitos sobre os adolescentes em conflito com a lei e fomentando oportunidades transformadoras para este público.
“A partir deste conhecimento será possível entender a perspectiva de inclusão social, propiciando a esses jovens novas oportunidades, como a oferta de programas de aprendizagem, cursos profissionalizantes, entre outros, possibilitando aos socioeducandos o resgate da sua cidadania. Dessa forma, torna-se mais fácil para eles superar a condição de conflito com a lei, criar novas perspectivas de futuro e serem protagonistas de suas próprias histórias”, destacou Marília Cerqueira.
Redação com Agência Alagoas