Por: Ivan Longo
O portal UOL vem sendo detonado por usuários das redes sociais devido a uma “matéria” da jornalista Raquel Landim que explora uma internação hospitalar de Guilherme Boulos( PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo (SP), ocorrida há mais de 20 anos.
Publicada às 17h16 desta quinta-feira (3), isto é, a poucas horas do debate entre os candidatos à prefeitura da capital paulista promovido pela TV Globo, e às vésperas do primeiro turno da eleição, que será realizado no domingo (6), a pretensa reportagem expõe o prontuário médico de Boulosna ocasião em que o deputado, quando tinha 19 anos, foi internado em um hospital com um quadro de depressão.
“A baixaria do Marçal nao tem limite. Sabe o que ele quer dizer aqui? Primeiro, ele inventou a mentira trabalhando com um homônimo. Para confundir o eleitor. Agora, quando ele cita o Hospital do Servidor, ele está se referindo a um período quando eu tinha 19 anos que enfrentei uma depressão crônica e fiquei alguns dias no Hospital do Servidor, como acontece com muitos jovens (…) Nunca falei isso publicamente. E me recuperei. Isso pode ser confirmado por todos os médicos que trabalham lá. Uma pessoa como essa [Marçal] não tem condições de ser candidato a prefeito de São Paulo”, disse Boulos.
A “matéria” do UOL sobre o assunto, portanto, não traz nada de novo. E o pior: divulga detalhes sobre uma internação ocorrida há mais de 20 anos – fato sem qualquer interesse público – e ainda expõe um documento sigiloso.
Vale lembrar que divulgar prontuário médico em uma matéria jornalística, sem o consentimento explícito da pessoa, é uma grave violação de direitos fundamentais à privacidade e ao sigilo médico, garantidos pela Constituição Federal e pelo Código de Ética Médica no Brasil. A confidencialidade das informações de saúde é protegida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e sua divulgação sem autorização pode configurar crime, além de sujeitar o veículo de comunicação e os envolvidos a sanções legais e processos civis.
Críticas
Inúmeros leitores e usuários das redes sociais vêm expressando indignação com a “matéria” do UOL sobre a internação de Boulos ocorrida há mais de 20 anos.
O juiz de Direito Marcelo Semer, por exemplo, classifica o fato como uma “vergonha” e afirma que Marçal é o candidato de parte da mídia.
“Não adianta criticar quem joga sujo e vitaminar a sua pauta. Uma vergonha o UOL expondo o “furo” do prontuário do jovem Boulos, sem qualquer interesse jornalístico, que não o de manter o lamaçal funcionando. Marçal é, sem dúvida alguma, o candidato dos sonhos da mídia”, escreveu o magistrado.
Confira abaixo outras reações:
Redação com Revista Forum