Anadia/AL

24 de novembro de 2024

Anadia/AL, 24 de novembro de 2024

Polícia prende criminosos especializados no golpe da retenção do cartão de crédito

Organização criminosa causou mais de R$ 50 mil de prejuízo às vítimas / 21:34 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 4 de outubro de 2024

vv1

Divulgação

Por: João Rosa

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu três homens e desarticulou uma organização criminosa especializada no golpe da retenção do cartão de crédito. A operação foi realizada nesta sexta-feira (4).

Segundo a polícia, as investigações começaram em junho e, até o momento, foram identificadas quatro vítimas, com um prejuízo total estimado em R$ 50 mil. A polícia também acredita que o número de vítimas da organização criminosa pode ser maior.

De acordo com as investigações, os golpes aconteciam da seguinte forma: os criminosos atuavam dentro das áreas de saque de agências bancárias, fingindo ser clientes. Após identificarem as vítimas, instalavam um dispositivo que bloqueava o cartão e entregavam um extrato, que simulava a necessidade de reinserir o cartão na máquina.

Quando o cartão era bloqueado, os golpistas se aproximavam, oferecendo “ajuda” e orientando as vítimas a ligar para um falso número de atendimento bancário. Durante o contato com a falsa central, as vítimas forneciam seus dados e senha. Enquanto isso, um comparsa utilizava uma pequena tesoura para retirar o cartão bloqueado e deixava o local rapidamente.

De posse do cartão e das informações da vítima, os criminosos realizavam saques e compras, causando grandes prejuízos. Segundo a polícia, o grupo atuava em diversas regiões de Brasília.

Segundo a PCDF, as investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um integrante da organização criminosa. Entretanto, naquela ocasião, os outros criminosos conseguiram fugir.

Os presos foram indiciados por furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Eles serão encaminhados à carceragem da Polícia Civil, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A polícia ainda procura uma mulher, que ainda não foi identificada, suspeita de participar dos golpes.

Redação com CNN

Galeria de Imagens