Um casal foi preso na madrugada desta sexta-feira (4) em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, transportando 28 pistolas de diversos países escondidas no interior de um carro alugado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A filha de 4 anos do casal estava com eles no momento da prisão.
Além das armas, foram encontrados também 58 carregadores de pistolas escondidos no veículo, que era alugado.
Conforme a corporação, as armas são de pelo menos oito países diferentes. Sendo 10 da Argentina e uma delas pertencente à polícia de Buenos Aires.
- 10 argentinas;
- 3 brasileiras;
- 2 turcas;
- 2 eslovenas;
- 2 tchecas;
- 2 austríacas;
- 1 croata;
- 1 americana;
- 1 italiana;
- 4 não identificadas.
De acordo com a PRF, o casal afirmou que saiu de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, onde moram, e iam em direção à Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina.
À polícia, o homem disse que estava levando o armamento para cumprir uma dívida que tinha com uma organização criminosa.
Ele e a mulher foram encaminhados para a sede da Polícia Federal (PF), junto com os itens apreendidos. A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar.
Os suspeitos devem responder pelos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo, tráfico internacional de armas e corrupção de menor.
“É uma série de elementos que indicam o tráfico internacional de armas, desde onde veio esse veículo, que foi uma região de fronteira, também o acondicionamento dentro do veículo, a forma como estavam ocultas, e a quantidade de material encontrado também”, explica o PRF André Filgueira.
Desde o início do ano, a PRF apreendeu 180 armas, 1198 munições e 144 carregadores em rodovias estaduais do Paraná.
Redação com G1