A campanha de Guilherme Boulos dará uma guinada completa no segundo turno, já a partir deste sábado.
A informação foi confirmada à Fórum pelo deputado Simão Pedro, do PT, um dos coordenadores da tentativa de Boulos de virar o jogo para cima do prefeito Ricardo Nunes.
No primeiro evento deste sábado, pela manhã, Boulos vai ao Jardim Três Marias, na região de São Mateus, Zona Leste de São Paulo, para o que foi batizado de “Se vira nos 50”. A ideia não é nova, mas será turbinada.
O candidato, em diálogo direto com a população, terá 50 segundos para responder às perguntas dos moradores sobre demandas locais, como se fosse um super vereador.
Em São Mateus, Boulos venceu com 35% dos votos no primeiro turno, mas o prefeito Nunes obteve 28% e Pablo Marçal 26%.
Em entrevista à Fórum, Simão Pedro lembrou que São Paulo tem 34 subprefeituras, com demandas locais muito específicas.
O objetivo de Boulos é se afastar do debate ideológico e prometer respostas objetivas às necessidades mais urgentes dos moradores de cada bairro.
Os vídeos de maior sucesso de Boulos nas redes sociais são aqueles em que o candidato dialoga diretamente com o eleitor e, muitas vezes, aparentemente “vira o voto”.
Concretude
A mudança de rumo obedece à constatação da campanha de que Pablo Marçal, mal ou bem, falou diretamente ao desejo dos eleitores por melhoria de vida.
Boulos dedicou parte da manhã desta sexta-feira a gravar ao lado de um córrego no Jardim Damasceno, na zona Norte de São Paulo.
As imagens possivelmente serão usadas na propaganda eleitoral da TV.
Quando acompanhou Boulos em um evento no bairro, no domingo que antecedeu o primeiro turno, a Fórum constatou que um córrego local estava cheio de lixo, notável descaso da limpeza urbana sob o comando de Ricardo Nunes.
Além de expor falhas da atual administração, o candidato quer mostrar intimidade com os problemas concretos da periferia.
Na avaliação de assessores de Boulos, muitos dos que votaram em Pablo Marçal estavam expressando descontentamento com o fato de que a Prefeitura cobra impostos sem atender demandas locais, especialmente de autônomos e pequenos empresários.
Hoje, no trajeto entre a matriz da Freguesia do Ó e o Largo do Japonês, na Vila Nova Cachoeirinha, zona Norte de São Paulo, Boulos ficou visivelmente satisfeito com a reação de moradores.
Na zona eleitoral da Nossa Senhora do Ó, onde começou a carreata desta sexta-feira, Ricardo Nunes e Pablo Marçal praticamente empataram no primeiro turno, em 29%. Boulos ficou com 28%.
Ou seja, há espaço para o candidato crescer na região.
Diálogo com taxistas
No evento de hoje, Boulos recebeu muitos acenos e manifestações espontâneas de apoio — além de protestos de alguns eleitores, que fizeram sinal de negativo com as mãos ou gritaram palavras de ordem.
Ao final da carreata, Boulos passou por um ponto de táxi e falou diretamente a quatro motoristas que aguardavam passageiros.
Assumiu o compromisso de facilitar a venda de licenças e autorizar propaganda no vidro traseiro dos táxis.
Discretamente, um dos taxistas fez sinal de positivo. Historicamente, os taxistas paulistanos são apoiadores da direita ou da extrema-direita.
A ideia da campanha de Boulos agora é dar um curto-circuito nas lideranças locais que angariam votos para Nunes e conversar diretamente com a população.
Faltando menos de três semanas para o segundo turno, Boulos tem de escalar uma montanha e tanto para a prometida “virada” sobre o atual prefeito.
Redação com Revista Forum