O Brasil lançou uma plataforma de investimentos em clima e ecologia em Washington D.C., visando suas metas de desenvolvimento sustentável.
A plataforma resulta de um ano e meio de preparação e inclui parceria com entidades como Bloomberg Philanthropies, BNDES e Fundo Verde para o Clima.
Busca atrair capital internacional para cumprir metas climáticas, como reduzir emissões e investir em energia limpa, segundo ministros brasileiros.
Energia limpa é outro foco da plataforma lançada. Para Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, o lançamento será divisor de águas na atração de investimentos para energia limpa no Brasil. “Estamos confiantes de que temos os parceiros certos para dar escala e visibilidade a esses investimentos, acelerando o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, ressalta.
Plataforma também buscará parcerias com bancos de desenvolvimento e fundos ambientais. “É uma importante plataforma de financiamento liderada pelo país para mobilizar recursos voltados para atender às prioridades ecológicas e econômicas do Brasil”, reconhece Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Redação com Uol