A operação de repatriação Raízes do Cedro, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu nesta terça-feira (29) o nono voo para trazer para trazer brasileiros e libaneses com residência no Brasil de volta ao país, informa o Metrópoles. A aeronave KC-30 da FAB pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 5h55 (horário de Brasília), trazendo 221 repatriados, incluindo nove crianças de colo e um pet.
Iniciada em 2 de outubro, a operação finalizou o retorno de 1.858 pessoas ao Brasil, além de 19 animais domésticos. A missão humanitária também enviou medicamentos e insumos médicos para apoiar o sistema de saúde libanês, fragilizado pelos bombardeios decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
Antes do voo de retorno, a aeronave, que partiu de Beirute às 15h10 (horário de Brasília) na segunda-feira (28), transportou uma doação de 400 mil ampolas do medicamento midazolam, essencial para sedação em procedimentos médicos e intubações orotraqueais, somando cerca de 9,5 toneladas de peso. Os insumos foram fornecidos pelo Ministério da Saúde como parte do esforço humanitário
Além do apoio governamental, a Embaixada do Líbano em Brasília, junto com o Consulado-Geral do Líbano em São Paulo, arrecadou cestas básicas e medicamentos para a população local. Essas contribuições somaram 16,8 toneladas e foram entregues a autoridades libanesas para ajudar a enfrentar a crise humanitária no país.
Redação com Brasil 247
Click na Imagem, aproveite e peça já o seu ✨