Pescadores da região de Roteiro e Barra de São Miguel, no Litoral Sul de Alagoas, estão desesperados com uma grande mortandade de peixes que vem ocorrendo nos últimos dias no Rio São Miguel (São Miguel dos Campos) e na Lagoa de Roteiro, no município de mesmo nome.
De acordo com relatos e imagens chocantes a tragédia se iniciou após um suposto vazamento de melaço após a explosão de um tanque que armazenava o produto, na última terça-feira, dia 5, na Usina Caeté.
Diversos vídeos mostram milhares de peixes mortos de diferentes espécies e tamanhos boiando nas águas e margens do Rio e da Lagoa. As imagens, gravadas por pescadores e moradores da região, causaram grande comoção.
Os pescadores temem pelos impactos ambientais e econômicos da tragédia. “Esperamos que isso não atinja o mangue, porque será o verdadeiro caos”, desabafa um dos pescadores, demonstrando a preocupação com a preservação do ecossistema local.
A suspeita de que o vazamento de melaço seja o responsável pela mortandade dos peixes ganha força, já que nenhum outro incidente foi registrado nos últimos dias na região.
O material altamente poluente, ao entrar em contato com a água, reduz drasticamente os níveis de oxigênio, levando à morte de diversas espécies aquáticas.
Pescadores da região cobram providências urgentes dos órgãos ambientais, “esperamos que o IMA e Ibama, investiguem o caso e tomem as medidas necessárias para conter o desastre ambiental.
Na quinta, dia 7, a redação do AlagoasWeb recebeu o primeiro vídeo de um morador ribeiro, de São Miguel dos Campos, mostrando vários peixes mortos e atribuindo a mortandade ao vazamento do material da usina. Até o momento a indústria não se pronunciou sobre a situação.
Fonte: Alagoas Web
Fique por dentro das notícias ✨
Acesse o nosso Canal ✨
ABN | Alagoas brasil Notícias ✨