Severino Carvalho / Agência Alagoas
O Estado de Alagoas manteve a nota B de Capacidade de Pagamento (Capag) no rating da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda que se dedica a gerir as contas públicas do país. A avaliação, referente ao exercício financeiro de 2023, é a segunda mais alta e indica que o Estado tem capacidade de honrar seus compromissos financeiros.
A manutenção da nota B no rating da Capag foi anunciada, nesta quinta-feira (14), pela secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, durante coletiva de imprensa para apresentar os números do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas, que registrou crescimento de 3,2% e atingiu R$ 76,07 bilhões em 2022. “Trata-se do reconhecimento do Tesouro Nacional de que Alagoas é um estado com solidez fiscal e um bom pagador”, afirmou.
Por meio de Nota Técnica, a STN informa que Alagoas cumpriu todas as metas do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal. O Estado vem mantendo a nota B de Capacidade de Pagamento desde 2016, quando saiu da categoria C em 2015 e da D, em 2014.
“O rating da CAPAG na verdade é um rating de credibilidade do Estado perante o setor financeiro. Graças a manutenção desse rating, a gente vai continuar tendo a garantia da União em operações de crédito, o que significa dizer, ainda, que teremos a oportunidade de continuar acessando créditos mais baratos”, explicou Renata dos Santos.
* Agência Alagoas
Fique por dentro das notícias ✨
Acesse o nosso Canal ✨
ABN | Alagoas brasil Notícias ✨