Por Caique Lima
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, participará de um evento em Bruxelas, na Bélgica, em meio a operação da Polícia Federal que prendeu militares golpistas que planejaram assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele estará em um debate internacional entre os dias 24 e 26 deste mês.
O evento é organizado por Jarbas Soares, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público (CNPG), e será bancado por recursos de órgãos públicos e empresas privadas.
Além de Gonet, estão previstas as participações dos ministros Gilmar Mendes, do STF, e Rogério Schietti, Joel Ilan Paciornik e João Otávio de Noronha, do STJ. Eles debaterão “A Transformação do Direito na Era Digital e Climática” com especialistas internacionais.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da prisão dos militares e do policial federal envolvidos no plano de assassinato contra Lula, Alckmin e Moraes. Em parecer encaminhado ao STF, Gonet afirmou que “há provas suficientes da existência de crime e indícios razoáveis de autoria”.
A viagem de Gonet ocorre em meio à conclusão de inquéritos da PF, como os que apuram o plano golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro e o ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Segundo Andrei Rodrigues, diretor-geral da corporação, as investigações devem ser finalizadas ainda neste mês.
Gonet será responsável por receber os inquéritos da PF e decidir se denuncia os envolvidos, arquiva as investigações ou pede mais diligências.
Redação com DCM
Mantenha-se Informado com as
Notícias do ABN | Alagoas Brasil Notícias ✨