De acordo com o chefe do Centro Integrado Operacional de Segurança Pública, major Fernando Alencar, essa é apenas a primeira etapa da implantação do videomonitoramento em Arapiraca.
“Assim como em Maceió, além dos totens, teremos diversas outras câmeras instaladas, distribuídas em pontos estratégicos. As câmeras possuem zoom de excelente qualidade e são capazes de realizar reconhecimento facial. Isso auxilia na identificação de suspeitos envolvidos em crimes e de foragidos da Justiça, sendo um recurso valioso para investigações e cumprimento de mandados”, explica o oficial.
Para o secretário Flávio Saraiva, a implantação do sistema em Arapiraca será um importante passo na diminuição da violência no município.
“Arapiraca, como o segundo maior município de Alagoas, também está sendo beneficiada com o novo sistema de monitoramento por câmeras de alta tecnologia. Este investimento faz parte do maior pacote de melhorias na área da Segurança Pública promovido pelo governador Paulo Dantas. São investimentos em infraestrutura, equipamentos, viaturas e armamento, que garantem às forças de segurança o que elas necessitam para atuar com maior efetividade no combate ao crime em toda Alagoas”, afirmou o secretário.
O totem da Segurança Pública possui comunicação direta com a Polícia Militar em situações de emergência. Ele é equipado com um botão que permite o contato 24 horas por dia, a partir de um simples acionamento.
Além disso, já no início do próximo ano, as instituições de segurança no município, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal receberão tablets com aplicativos que lhes permitirão acessar as imagens do sistema de videomonitoramento.
Redação com TNH1
Compartilhe