Anadia/AL

4 de fevereiro de 2025

Anadia/AL, 4 de fevereiro de 2025

Máfia do agendamento? Entenda denúncia sobre marcação de serviço online em AL

''A recomendação é de que, nesses casos, sejam feitas denúncias pelo e-mail sac@seplag.al.gov.br e pelos canais oficiais da Polícia Civil, com a abertura de Boletim de Ocorrência.'' / 17:59 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 4 de fevereiro de 2025

vv

Reprodução / TV Pajuçara

Publicidade

O Fique Alerta exibiu, nesta terça-feira, 4, uma reportagem em que denuncia a demora no serviço de agendamento de emissão de RG no site do Governo de Alagoas. Após tentar marcar atendimento pelo site das centrais Já! via aparelho celular e computador, mas sem sucesso, a equipe de reportagem conseguiu contato por um número de WhatsApp.

Segundo a matéria da TV Pajuçara, consumidores denunciaram que pessoas estariam vendendo vagas para esse tipo de agendamento online. A produção tentou ligar para os números que são registrados como ‘contatos comerciais’, mas as contas não atenderam as ligações. No entanto, ao entrar em contato pelo aplicativo de mensagem, a resposta foi imediata.

O valor do agendamento online varia de ‘vendedor’ e também da urgência pela entrega do serviço. Em uma das conversas, o ‘vendedor’ garante que a vaga é certa e orienta o cliente a só pagar quando o agendamento for feito. Um outro ‘vendedor’ diz que se não conseguir fazer o agendamento, devolve o dinheiro. Os preços cobrados giram entre R$ 20 e R$ 35 para um serviço que é gratuito no site do governo.

Reprodução / TV Pajuçara

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou que o sistema on-line para agendamentos das Centrais Já! – oja.al.gov.br – é seguro, gratuito e atende a todos os protocolos internacionais de segurança.

“Dessa forma, não existe acesso fora da Secretaria ao sistema utilizado e também não compactuamos com a possível prática de venda de agendamentos. A recomendação é de que, nesses casos, sejam feitas denúncias pelo e-mail sac@seplag.al.gov.br e pelos canais oficiais da Polícia Civil, com a abertura de Boletim de Ocorrência.

Até o momento, a Secretaria não recebeu nenhuma denúncia referente a essa prática. Mas, caso ocorram, elas serão encaminhadas à Polícia Civil, visto que a prática se enquadra em crime de estelionato, por se tratar de possível venda de um serviço oferecido gratuitamente à população.

O ja.al.gov.br viabiliza vagas todos os dias para os serviços disponíveis nas unidades que constam em todo o estado. As referidas vagas, incluindo a emissão de RG, são liberadas gradativamente no sistema, ao longo dos dias, em horários aleatórios. Na noite das sextas-feiras até domingo, 100% das vagas de segunda são liberadas, além de 20% das vagas dos outros dias úteis da semana. Já de segunda a sexta, são liberadas 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% dos outros dias”.

Redação com TNH1

PUBLICIDADE

Mantenha-se Informado(a).
Acesse o nosso Portal.
Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens