Anadia/AL

22 de fevereiro de 2025

Anadia/AL, 22 de fevereiro de 2025

Escola do Legislativo inicia trabalhos de capacitação com formação de assessores parlamentares

Evento exclusivo para assessores acontecerá dia 20 e as inscrições já podem ser realizadas.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 13 de fevereiro de 2025

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Foto: Divulgação

O objetivo do curso é capacitar quem trabalha no dia-a-dia da Casa sobre os fluxos e procedimentos legislativos, garantindo assim a eficiência, transparência e qualidade técnica na produção e tramitação de documentos oficiais.

“Temos como meta o aperfeiçoamento da Câmara, e a Escola do Legislativo terá um papel muito importante, e seus trabalhos iniciam no dia 20 de fevereiro. Os temas abordados serão direcionados aos assessores parlamentares, e também vai contemplar aos novos concursados que serão convocados pela Casa”, destacou o presidente da Câmara, vereador Chico Filho.

A carga horária é equivalente a quatro horas de repasses de informações técnicas e necessárias para auxiliar no trabalho contínuo do Legislativo.

As inscrições podem ser feitas em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZ4dQNg-tMByirPr4wIdN7kML1jj0hR7iQeMgEMVIV1wbJuQ/viewform

Programação

14h – Abertura e boas-vindas,

– Apresentação do funcionamento geral da Câmara,

– Importância do assessor parlamentar no processo legislativo;

Responsável: Presidência da Câmara / Escola do Legislativo

14h30 – Regimento Interno, Técnicas Legislativas e Documentação Oficial

– Estrutura e funcionamento da Câmara

– Principais regras do Regimento Interno

– Como elaborar projetos de lei, requerimentos e ofícios

– Padronização e boas práticas na redação legislativa

Responsável: Procuradoria Legislativa / Diretoria Legislativa

15h30 – Acesso ao Protocolo Digital e Sistemas da Câmara

– Como protocolar documentos e acompanhar processos legislativos

– Uso do sistema digital da Câmara

Responsável: superintendência / Escola do Legislativo

16h – Intervalo e coffee break

16h15 – Prestação de Contas de VIAP (Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar)

– Regras e procedimentos para prestação de contas

– Transparência e fiscalização do uso da verba

Responsável: Controladoria Geral / Auditoria de Contas e Orçamento

17h – Comunicação Institucional e Relacionamento com a Imprensa;

– Boas práticas para assessoria de comunicação

– Como lidar com a mídia e fortalecer a imagem do vereador

Responsável: Diretoria de Comunicação da Câmara

17h45 – Encerramento e dúvidas gerais.

* Dicom/CMM

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