Por Leonardo Ribeiro
Embora a notícia tenha se tornado pública somente na última quinta-feira, Whindersson Nunes está internado em uma clínica psiquiátrica no interior de São Paulo há uma semana. O sentimento entre familiares e amigos é o mesmo: felicidade. Pode parecer contraditório, mas não é.
Afinal, toda movimentação partiu do próprio artista, de 30 anos, ao notar que ele mesmo estava precisando de ajuda para tratar as causas da depressão. Há quem descreva este momento com versos de “Girassol”, música do piauiense lançada com Priscilla Alcântara em 2020: “Eu quero ser curado e ajudar a curar também”.
— Essa letra é linda. E já se vê ali uma ponta do propósito do Whindersson. Ele é uma das pessoas mais conscientes que já conheci. Já estava fazendo tratamento com psiquiatra, ele tem as flutuações emocionais e já estava dando sinais de que procuraria a internação, embora não tivesse falado diretamente. Whind sempre teve essa busca por evoluir e viu nessa oportunidade uma forma de se entender mais — explica Alex Monteiro, empresário e sócio de Whindersson.
O artista já faz sucesso há 13 anos, desde que vídeos de paródias e outras sacadas bem-humoradas começaram a atrair milhares de visualizações no YouTube. Das telas, passou a fazer turnês extensas pelo país. A rotina e o tempo longe de casa começaram a pesar. Mas ver tanta desigualdade cada vez que se tornava mais milionário desencadeou a depressão. Em 2019, veio a primeira pausa e quando ele começou a falar abertamente sobre o assunto.
— Passei a notar a diferença depois de uma turnê pela África. Foi como se ele se perguntasse como tinha tanta gente por lá dando risada, mesmo tendo tão pouco. Ele também passou a se perguntar sobre os rumos da própria vida, não conseguia enxergar os propósitos dele.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/2/b/jeY8KERoe8Au2A401sJg/arte-50-.png)
Há também na conta uma pressão do mercado, com a demanda por mais conteúdo e a “necessidade” de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Mas as primeiras reflexões já começavam a surgir.
— Whindersson sempre foi uma pessoa leve no dia a dia. Mas sempre se cobrou muito e até me disse uma vez: “Você já reparou como nós mesmos nos colocamos em situações para nos machucarmos? Como se para vivermos algumas questões, só passando por um sofrimento?” — relembra o empresário.
Teve ainda a vida pessoal, que deixou de ser privada, e comentários sempre foram constantes sobre tudo o que ele fazia e com quem estava. Teve do casamento à separação com Luísa Sonza, a descoberta do novo amor com Maria Lina, e a perda do bebê que esperavam…
— Ele dividia o receio de mostrar com quem se relacionava, por se sentir culpado do possível caos que tomaria conta da vida de todas elas. E, de fato, todas viravam famosas instantaneamente. Ele só queria ser normal. Quando ocorreu a perda do filho (em maio de 2021), foi outro baque. Whindersson tentou ser forte demais para prestar um auxílio para os outros. Nessa, talvez ele tenha demorado a se abrir.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/S/k/ysrpUeSfWEVSkEeFckMw/whind.jpg)
A previsão é que Whindersson fique 30 dias internado na clínica. É o tempo para voltar fortalecido e, se for para citar outros versos da mesma canção, se transformar todo dia em “um girassol, de costas pro escuro e de frente pra luz”.
— Às vezes é preciso silenciar tudo para ter uma conversa consigo mesmo. Por isso, realmente estamos felizes com esta escolha dele. Não foi uma internação forçada. Ele soube dar a pausa, foi o melhor que poderia ter acontecido. Logo, logo, Whindersson estará aqui de volta.
Pai de Whindersson elogia atitude
Dias antes, Whindersson avisou aos pais sobre o desejo de se internar. Ganhou colo, apoio e, agora, declaração emocionante na web.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/B/A/jrZt2PQdOvNiNBuU6X5g/pai-whind.jpg)
“Parabéns pela atitude, filho. Você já cuidou de muita gente, agora é hora de cuidar de você. Logo você estará nos palcos fazendo o povo sorrir, que é o que mais gosta de fazer. Pedi muito a Deus que te ajudasse a tomar essa decisão”, disse Hidelbrando, pai do humorista, que postou uma foto carregando o filho.
“Seu velho estará sempre aqui para te abraçar e desejar tudo de bom. Essa decisão só mostra o homem de caráter que você é. Te amo, meu bebê. Estarei sempre ao seu lado”, completou na legenda do Instagram.
Redação com Extra Online – RJ