Anadia/AL

20 de abril de 2025

Anadia/AL, 20 de abril de 2025

Anac suspende voos da Voepass por falta de segurança a partir de hoje

"A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa, previstos em regulamentos", informa o comunicado.''

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 11 de março de 2025

vv1

Divulgação/ Voe Pass

Por: Andreza Matais

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou nesta madrugada a suspensão das operações da Voepass. O comunicado foi publicado às 0h13 de hoje. De acordo com a assessoria, “por questão de segurança das operações, aguardou-se o pouso do último voo da empresa”. Isso significa que todos os voos da empresa serão cancelados a partir de hoje.

“A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa, previstos em regulamentos”, informa o comunicado.

“Os passageiros que foram atingidos pelo cancelamento de voos da Voepass deverão procurar a empresa ou agência de viagem responsável pela venda do bilhete para efeito de reembolso ou reacomodação em outras companhias”, orienta a agência.

O que diz a Voepass

Em nota, a Voepass disse ter recebido a notificação da Anac, e que vai trabalhar para “garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora”.

Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, [a Voepass] colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.

Voepass, em nota após decisão da Anac

Passageiros impactados pela resolução podem ser reembolsados ou receberem passagens de outra companhia, segundo a resolução 400 da Anac. O UOL questionou se há algum canal específico para contato, e caso haja resposta, o texto será atualizado. O número de atendimento ao cliente da empresa é 0800 770 3757, e o email, sac@voepass.com.br.

Acidente com 62 mortes em 2024

Em 9 de agosto de 2024, um avião da empresa caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas. A fiscalização na empresa, a partir da tragédia, resultou na decisão tomada nesta terça, sete meses depois.

A Anac concluiu que a companhia aérea demonstrou não atender “às condicionantes estabelecidas para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos”.

“Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa, devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea”, conclui o órgão regulador.

A Voepass conta atualmente com seis aeronaves. A operação inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento. São 22 destinos e 56 rotas com voo direto, como Belo Horizonte-Porto Seguro.

Na ocasião do acidente, a coluna revelou que a Anac alterou para “acesso restrito” uma auditoria realizada na empresa. Antes do acidente, a Voepass era constantemente alvo de críticas dos passageiros, mas seguia operando com aval do órgão regulador.

Uol

Espaço Publicitário !

Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe ‍‍

Galeria de Imagens