Anadia/AL

5 de maio de 2025

Anadia/AL, 5 de maio de 2025

Reciclagem de resíduos da construção civil impulsiona economia circular

Primeira usina de reciclagem de resíduos de demolição de Arapiraca

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 5 de maio de 2025

vv

AL 1

A partir de linha de crédito para investimento voltada aos setores de comércio e serviços, o BNB financiou a aquisição de novos equipamentos para a empresa, viabilizando a montagem da usina de reciclagem que, desde a inauguração, já alcançou incremento de produtividade de 40%.

Segundo o sócio diretor da empresa, Mayk Melo, “o investimento na inovação agregou na diminuição dos custos e na geração de receita com a venda dos produtos beneficiados pela usina, além do impacto de suas atividades no meio ambiente e a possibilidade da reinserção de resíduos na cadeia produtiva. Nossa expectativa é diminuir os custos de destinação e frete deste resíduo que pode ser reciclado integralmente, retornando ainda ao mercado como um material para consumo de alta qualidade”, explica o diretor.

O material, coletado a partir de caçambas alugadas pelos clientes da empresa para o descarte dos resíduos, também pode ser destinado à fabricação de componentes como blocos e telhas, além de diversos artefatos pré-fabricados, a exemplo de bancos, caixas de inspeção de água e esgoto, e tubos de concreto.

Descarte

Mayk Melo reforça que há uma necessidade crescente de gerir corretamente os resíduos da construção civil. De acordo com o diretor, o descarte irregular desses resíduos cria focos de doenças, gera ônus para o poder local, desvaloriza áreas e espaços públicos e ainda causa a contaminação do solo. Nessa perspectiva, Mayk destaca que a implantação da nova usina traz um impacto positivo para o meio ambiente e para o setor da construção civil.

“A primeira usina de reciclagem da construção civil em Arapiraca, além de preservar o meio ambiente, ajuda a combater os descartes clandestinos na região, alivia a pressão dos aterros de inertes (local autorizado para o depósito e tratamento de resíduos) e possibilita a criação de novos materiais de construção, representando custos bem menores”, salienta.

Parcerias

O projeto de Arapiraca despertou o interesse de outra unidade do Banco do Nordeste, em São Miguel dos Campos, a buscar parceria para viabilizar inciativa semelhante em sua área de atuação. Recentemente, o agente de desenvolvimento do BNB em Arapiraca, Claudevan Silva, e equipe do banco de São Miguel dos Campos estiveram presentes em uma visita técnica à empresa Urban Ambiental para reforçar o relacionamento negocial e entender como é realizado o reprocessamento de resíduos. Para o agente, há possibilidade de nova parceria para a execução de outras ações de sustentabilidade promovidas pelo BNB.

“A difusão de tecnologia entre os parceiros e agentes econômicos é primordial para encontrar soluções sustentáveis para os resíduos gerados no município de São Miguel dos Campos. Além disso, estamos levando em conta o conceito de Cidade Sustentável, que inclui a economia circular no centro das nossas ações”, enfatiza o agente.

O sócio diretor da Urban Ambiental ainda revela que a empresa planeja buscar novos apoios do Banco Nordeste para ações futuras. Ele anuncia que existem atividades em fases iniciais para reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos, que poderão ser aplicados na agricultura como adubo natural, reduzindo a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários e contribuindo para a melhoria da fertilidade do solo.

Redação com o Jornal Extra

Espaço Publicitário !

Mantenha-se Informado !
Acesse o Site ABN !
Curta e Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens