Por Fernanda Medeiros
Em um jogo para ficar na história, o CSA se defendeu muito bem, ficou no empate heroico com o Grêmio, na decisão desta terça-feira (20), e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil. A partida foi disputada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS, que não recebeu um grande público. O goleiro azulino Gabriel Félix foi o destaque do jogo, o herói, fazendo grandes defesas.
Vale lembrar que o Azulão jogou com a vantagem do empate, por ter vencido no jogo de ida, por 3 a 2, no dia 30 de abril, para ir às oitavas de final. O Tricolor ainda fez um gol, esta noite, no finalzinho do segundo tempo, mas o árbitro anulou. Com o resultado, o time azulino vai para a próxima fase da Copa do Brasil. Além disso, o Azulão vai receber a premiação de R$ 3,6 milhões por ter avançado de fase. Já o Tricolor está eliminado.
O próximo compromisso do Azulão será pela Série C do Brasileiro, em sua 7ª rodada, no Estádio Rei Pelé, no sábado (24), a partir das 17 horas, contra o Confiança-SE. E o Grêmio, no domingo (25), às 11 horas, na Arena, vai receber o Bahia, pelo Brasileirão.

Como foi
No primeiro minuto de jogo, em tentativa azulina, Gustavo Nicola finalizou, mandando um chute cruzado de fora da área, mas Kannemann bloqueou. O Tricolor respondeu aos 3 minutos, quando Monsalve recebeu a pelota pela direita e tentou acionar Braithwaite na área, mas Islan cortou.
O duelo era equilibrado, passava dos 5 minutos e o Azulão estava todo recuado, mas estudava bem as ações, se defendendo. O Grêmio chegou assustando aos 7 minutos: Amuzu acionou Marlon, que deixou para Monsalve pelo meio e ele deu para Braithwaite, que escorou e Villasanti finalizou, mas Gabriel Félix fez boa defesa.
O Azulão gastava o tempo. Aos 12′, Ronald recebeu livre pela direita e lançou Villasanti na entrada da área, que escorou para Olivera, mas Silas chegou e cortou, mandando para escanteio. O próprio Silas cobrou e Mathías Villasanti afastou a bola da área na primeira trave, aos 14 minutos.
O Tricolor pressionava e teve um escanteio cobrado por Monsalve, que mandou na área, a bola passou pela pequena área e ficou na esquerda com Amuzu. Ele acionou Braithwaite próximo da linha de fundo, que cruzou, mas o goleiro Gabriel Félix ficou com a bola. Aos 23′, de novo o time gaúcho. Amuzu chegou pela esquerda e colocou na área direto para o gol, mas o goleiro do CSA foi lá em cima e espalmou para fora da área.
O jogo passava dos 25 minutos e o CSA seguia se defendendo, enquanto o Grêmio rondava a área azulina, mas tinha dificuldades de penetrar, pois esbarrava na defesa do Azulão. Aos 27′, Cristian Olivera dominou pela direita, tabelou com Villasanti, que recebeu na frente da marcação na área e finalizou, mas Gabriel Félix fechou o ângulo e salvou o CSA, mais uma vez.
O Grêmio assustou aos 32 minutos, quando Marlon arriscou o chutão de fora da área e quase marcou. Não fez o gol porque Gabriel Félix voou e deu um toque na bola para tirá-la dali. Aos 36′, quando o CSA teve uma boa chance, Tiago Marques partiu sozinho e, ao invés de chutar, quis fazer bonito e perdeu a chance. Ainda pediu pênalti, mas o árbitro não foi na dele.
O jogo passava dos 40 minutos, o Tricolor insistia e o Azulão se defendia bem. Aos 42min, Marlon levantou a bola na área, ela desviou em Wagner Leonardo e saiu pela linha de fundo, próximo à trave direita de Gabriel Félix. O árbitro deu 3 minutos de acréscimos, o Grêmio ainda meteu uma bola na trave, com Monsalve, mas não deu e, aos 48′, o 1º tempo acabou.

Na segunda etapa, logo aos 3 minutos, o Grêmio assustou. Marlon saiu de trás e se mandou para o ataque, acionou Braithwaite, nas costas da defesa, e chutou cruzado, meio sem ângulo, vendo o goleiro Gabriel Félix fazer a defesa, ficando com a bola.
O Azulão respondeu aos 4 minutos. Marcelinho arriscou na entrada da área, a bola desviou na marcação e ficou com Silas, que cruzou na área, ela passou por todo mundo, ficou viva e Marcelinho chutou meio caindo, mas por cima da trave. Aos 8min, Amuzu recebeu na esquerda e colocou a bola na área, mas Gabriel Félix, mais uma vez, saiu do gol e segurou firme.
O jogo passava dos 10 minutos e o CSA se segurava como podia. Aos 11min, Cristian Olivera levantou a bola na meia-direita, Amuzu puxou para dentro e finalizou, mas por cima do gol. Aos 14min, de novo o Tricolor: Braithwaite recebeu na entrada da área e finalizou, com força, vendo Gabriel voar no canto e evitar o gol gremista.
O Grêmio continuava pressionando e o CSA se defendendo, isso com a partida chegando aos 20 minutos. A essa altura, os dois treinadores já haviam feito substituições em suas equipes. Aos 21min, o CSA teve uma chance, quando Silas bateu uma falta, direto no gol, mas Volpi segurou em dois tempos.
Passando dos 25 minutos, o Grêmio insistia. Aos 27′, Ronald recebeu pela direita, avançou até perto da área e finalizou com força, mas a bola foi sem direção. Aos 30′, Dodi arrancou em velocidade e jogou com Braithwaite pelo meio, mas o centroavante não conseguiu girar para bater. E mais mudanças vieram nos dois times, chegando aos 35 minutos.
O duelo se aproximava dos 40 minutos e continuava no mesmo ritmo: Grêmio na pressão e CSA se segurando. Aos 39′, Pavon cruzou da direita, Arezo se antecipou ao zagueiro e finalizou, mas Gabriel Félix voou e evitou o gol do Grêmio. O tempo passava e o Tricolor ainda fez o gol com Aravena, aos 44 minutos, mas o árbitro anulou, marcando falta em cima de Igor Bahia.
Os jogadores do Tricolor reclamram, houve um pequeno tumulto, mas a decisão do árbitro foi mantida. Isso com o jogo passando dos 45 minutos. O árbitro deu 10 minutos de acréscimos e, aos 55 minutos, ele encerrou a partida, com a classificação do CSA garantida.

Ficha Técnica
Grêmio – Tiago Volpi; Kanneman, Wagner Leonardo, Ronald (Lucas Esteves) e Marlon (Pavón); Dodi, Villasanti, Monsalve (Arezo) e Amuzu(Alysson); Cristian Olivera (Aravena), Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
CSA – Gabriel Félix; Felipe Albuquerque (Luiz Gustavo), Islan, Betão e Enzo; Camacho, Gustavo Nicola (Marcão), Silas; Daniel Baianinho (Marcelinho), Guilherme Cachoeira (Vander) e Tiago Marques (Igor Bahia). Técnico: Higo Magalhães.
Árbitro – Matheus Delgado Candançan (SP).
Assistentes – Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Raphael de Albuquerque Lima (SP).
Quarto árbitro – Lucas Guimarães (RS).
VAR – Daiane Muniz (SP).
Redação com Gazeta Web
Espaço Publicitário !
Mantenha-se Informado !
Acesse Nossas Notícias ABN !
Siga, Curta e Compartilhe 👁️🗨️