O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, neste domingo (6), durante a primeira sessão plenária da Cúpula dos Chefes de Estado do BRICS, o potencial do bloco para a prevenção de conflitos globais. O encontro ocorre no Rio de Janeiro, sob presidência brasileira.
Para Lula, a representatividade do BRICS torna o bloco “uma força capaz de promover a paz”. Ele também defendeu uma governança internacional “revigorada”.
“Se a governança internacional não reflete a nova realidade multipolar do século XXI, cabe ao BRICS contribuir para sua atualização. Sua representatividade e diversidade o tornam uma força capaz de promover a paz e de prevenir e mediar conflitos. Podemos lançar as bases de uma governança revigorada”, ressaltou o presidente na abertura da sessão.
O presidente brasileiro também voltou a cobrar uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, defendendo a inclusão de países da Ásia, África, América Latina e Caribe como membros permanentes. Para ele, manter a estrutura atual, excludente e ultrapassada, compromete a própria eficácia da ONU. “Adiar esse processo torna o mundo mais instável e perigoso”, alertou.
Fonte: Brasil 247
Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe