A nova agressão da embaixada dos Estados Unidos ao Brasil, publicada nas redes sociais na tarde deste sábado, foi repudiada pelo governo brasileiro. Fontes do Itamaraty afirmaram que o governo Lula mantém seu absoluto rechaço às reiteradas ingerências de Washington em assuntos internos do País e que essa postura será mantida sempre que o Brasil for alvo de intimidações como as divulgadas na postagem, baseada em declarações do subsecretário de Estado Christopher Landau.
Segundo diplomatas ouvidos, a manifestação norte-americana constitui um ataque frontal à soberania brasileira e a uma democracia que recentemente derrotou uma tentativa de golpe de Estado. Ressaltam que o País não se curvará a pressões externas, venham de onde vierem, e que qualquer tentativa de intimidação terá resposta firme do governo Lula.
Na mensagem, a embaixada argumenta que a separação dos poderes é a “maior garantia de liberdade já concebida pela humanidade”, mas que não teria efeito se um dos poderes intimida os demais. O texto sustenta que, ao contrário de líderes do Executivo ou do Legislativo, com quem seria possível negociar, não há como dialogar com um juiz, e que a situação brasileira seria inédita no mundo.
Fonte: Brasil 247
Mantenha-se Informado ( a )
Curta e Compartilhe 👁️🗨️